Cadastro na Lista de Espera do Sisu 2019 Encerra Amanhã

Os candidatos que não foram aprovados em na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada – confira o resultado aqui – têm até às 23h59min desta terça-feira (05) para realizarem o cadastro na lista de espera do Sisu 2019.

Pode participar da lista somente aquele que não foi selecionado em nenhuma de suas opções de curso, sendo possível, de acordo com as regras novas (saiba mais), realizar a confirmação de interesse em participar da lista de espera apenas em uma das escolhas de carreira/instituição (primeira opção ou segunda).

O procedimento, assim ocorre em todas as etapas do processo seletivo do sistema unificado, é online e gratuito. O participante que se enquadra nas condições para participar da lista de espera deve acessar a página do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), ir na opção “Ver meu boletim” e depois acessar o sistema inserindo o número de inscrição e senha no Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Logo depois, basta escolher em qual das suas opções deseja manifestar interessa e tocar/clicar no botção que confirma participação na lista. Nesse momento o estudante deverá ter atenção, pois ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem alerta de confirmação. Caso isso não ocorra, o procedimento deverá ser repetido.

Seguindo o cronograma desta primeira edição de 2019 do Sisu, após a lista para cada opção de curso por modalidade de concorrência (geral ou cotas) ser repassada as instituições, as convocações terão início a partir da data de 7 de fevereiro.

É importante que o candidato tenha consciência que o acompanhamento das eventuais chamadas subsequentes da lista de espera não deverá ser feito no portal do Sisu na internet e que será responsabilidade do próprio participante, conforme esclarece a seção “tire suas dúvidas” do sistema:

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Mudanças Nesta Edição

Esta edição do Sisu alterou, pela primeira vez desde a criação do programa em 2009, as regras para lista de espera. Ao invés de ser realizado conforme regras esclarecidas nesta matéria, as normas definiam que os candidatos podiam se inscrever na lista apenas para sua primeira opção de curso. Era permitido, inclusive, que o selecionado em sua segunda opção realizasse a matrícula acadêmica no instituto federal ou universidade e continuasse concorrendo na primeira opção por meio da lista.

O Ministério da Educação (MEC) promoveu a mudança visando melhorar o processo de ocupação de vagas remanescentes do Sisu, uma vez que edição após edição inúmeras vagas deixam de ser preenchidas.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *