Brasil: Divisão Regional de Milton Santos e Regiões Polarizadas

Depois de estudar a divisão político-administrativa do nosso país e em regiões geoeconômicas (saiba mais), daremos continuidade a este assunto no artigo de hoje.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a divisão territorial do Brasil é constituída por 26 estados e 1 distrito federal, que abriga a capital do país, Brasília. Desde a criação da Constituição, duas mudanças significativas foram realizadas: o desmembramento do Estado de Goiás e a criação do Tocantins; Amapá e Roraima tornaram-se estados e Fernando de Noronha saiu da categoria de estado e tornou-se um distrito estadual de Pernambuco.

Veremos a seguir duas formas de divisão do território nacional: A proposta de divisão regional feita pelo professor e geógrafo Milton Santos e a divisão em regiões polarizadas. Vamos conhecer cada uma delas.

Divisão Regional de Milton Santos

A Região Nordeste é formada por Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Existe um sinal de industrialização, há fluxo descontínuo de informação e os locais de urbanização estão, principalmente, estabelecidos na faixa litorânea.

A Região Centro-Oeste é constituída por Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. A economia é desenvolvida a partir da agricultura de exportação de milho, arroz, soja e algodão e sua modernização é subordinada às demandas do centro econômico do país (Sudeste e Sul).

brasis_milton_santos

A Região Concentrada é formada por Sudeste e Sul do país e abriga uma parte muito grande da população brasileira. É o local com a melhor infraestrutura do país em quesitos como transporte, serviços, tecnologia, imprensa e comunicação. Trata-se do polo industrial de desenvolvimento nacional e tem grande influência devido à presença de metrópoles globais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Região Amazônica abrange estados da região Norte, sem o Tocantins. Possui uma densidade demográfica reduzida, além de baixa concentração tecnológica e urbanização, ao ser comparada com outras regiões. Sua principal atividade econômica é relacionada ao extrativismo vegetal.

Divisão do Brasil em Regiões Polarizadas

A Divisão em Regiões Polarizadas é estabelecida a partir de uma hierarquia urbana, baseada no grau de influência – seja pela política, economia, população, infraestrutura, presença de multinacionais, tecnologia ou fatores financeiros – que os centros urbanos exercem uns nos outros.

A divisão em si é feita numa classificação da rede urbana do país em: Metrópole global (São Paulo e Rio de Janeiro); Metrópole Nacional (Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife etc.); Metrópole Regional (Campinas, Goiânia etc.); Centros Regionais (Manaus, Rio Branco, Natal, Santos, Vitória etc.); e centros sub-regionais (Sorocaba, Bauru etc.).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

gabriel paggi

Esse site e muito bom me ajudou muito

Responder

aaaaaaa

precisa de mais elementos

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *