Biologia Para o Enem – Estudando os Répteis

Nos últimos artigos de biologia, vimos um pouco sobre o funcionamento de animais exclusivamente aquáticos, os peixes, e sobre a transição para o ambiente terrestre, caracterizada pelos anfíbios. Agora vamos falar sobre animais que não dependem mais do habitat aquático para sobreviver nem para se reproduzir, os répteis.

Essa conquista definitiva do ambiente terrestre pôde ser observada pelas mudanças no corpo destes animais, tais como pele mais espessa com anexos e impermeável, esqueleto mais rígido, respiração feita apenas por pulmões, fecundação interna e ovos com casca.

O nome réptil vem de reptum, que significa rastejar, o que caracteriza, por exemplo, jacaré, crocodilo, lagarto, camaleão, tartaruga e cobra, exemplos mais comuns. Os répteis estão presentes na Terra desde a Era Paleozoica e possuem um organismo mais desenvolvido do que os animais que vimos anteriormente.

Seu sistema circulatório caracteriza-se pela presença de dois átrios e um ventrículo; o sistema excretor é composto por rins e a libera o ácido úrico; o sistema respiratório é pulmonar e o sistema nervoso é mais complexo, permitindo que o animal perceba substâncias presentes no ar e alterações da temperatura. Já em relação ao sistema digestório é importante citar as presas responsáveis pela inoculação de veneno, como pode ser visto nas cobras, e os bicos e dentes, que também estão presentes em algumas espécies. Contudo, ainda semelhante aos anfíbios, os répteis não conseguem regular a temperatura de seu corpo, o que os classifica como heterotérmicos.

Esta classe pode ainda ser dividida em quatro ordens:

  • Crocodilia – a qual engloba crocodilos, jacarés e aligátores;
  • Squamata – que tem como principais exemplos lagartos, lagartixas, iguanas e camaleões;
  • Chelonia – composta por tartarugas, cágados e jabotis;
  • Rhyncocephalia – om espécies menos conhecidas.

Depois de entender um pouco mais sobre estes animais que conquistaram definitivamente o ambiente terrestre, vamos falar sobre aqueles que conquistaram o ar, ou seja, as aves. Mas isso fica para o próximo artigo.

Até la!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *