Biologia no Enem – Resumo Geral Sobre Diabetes

A prova do Enem, sem duvida alguma, tem “preferências” por alguns conteúdos. Na prova de Ciências da Natureza, que envolve questões de Biologia, um dos maiores exemplos dessas tendências são as doenças que podem atingir o ser humano.

Pensando nisso, nosso artigo de hoje terá como foco entender vários aspectos importantes da Diabetes, enfermidade que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atinge 7 milhões de pessoas somente no Brasil.

Afinal, o que é Diabetes?

Antes de responder à principal pergunta do artigo, precisamos apenas relembrar o que é e qual o papel da insulina, que é um hormônio que tem como função controlar a glicemia, que corresponde a taxa (quantidade) de glicose na corrente sanguínea.

A função da insulina é basicamente sinalizar ao corpo humano que envie a glicose presente na corrente sanguínea para alimentar as células de diversos tecidos (muscular, hepático, cardíaco etc.). Portanto, a descarga de insulina está relacionada a saída de glicose do sangue, ou seja, redução da glicemia.

Agora, sim: diabetes é uma enfermidade metabólica crônica na qual o corpo (mais especificamente, o pâncreas) não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A consequência lógica da doença é o aumento do nível de glicose no sangue, conhecida como hiperglicemia. Essa alteração no nível de glicemia pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Tipos de Diabetes

A diabetes pode ser de dois tipos, conforme caracterizado abaixo.

  • Tipo 1: Nestes casos, o pâncreas, devido à deficiências no sistema imunológico, perde a capacidade de produzir insulina, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células – conhecidas como células betas – que produzem esse hormônio,. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes, geralmente em crianças e adolescentes. Essa variedade da doença é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas.
  • Tipo 2: Neste tipo da doença, que aparece em 90% das pessoas que sofrem de diabetes, o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para fazer o controle adequado da taxa de glicose no sangue. Com uma incidência maior em adultos, esse tipo pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Entretanto, em alguns casos, pode ser também necessária a utilização da insulina e/ou outros medicamentos.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é tranquilo. Um exame simples de sangue já pode revelar se você tem ou não diabetes. Basta uma gotinha de sangue e três minutos de espera. Em casos nos quais a alteração seja considerada muito elevada, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados e precisos.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *