Banco de itens do Enem deve atingir 50 mil questões

O ministro da Educação Aloizio Mercadante afirmou, no Congresso Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizado em São Bernardo do Campo, que todas as questões possíveis de figurarem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas a quem interessar, quando o Banco Nacional de Itens chegar a 50 mil. “Se algum aluno decorar as respostas para as 50 mil, ótimo, queremos ele na universidade”, explicou.

Conforme esclareceu o ministro, um mutirão eletrônico foi feito entre as 36 universidades federais, fortalecendo o banco de questões. Também afirmou que tal experiência foi tão bem sucedida que será repetida. Vale lembrar, entretanto, que antes de serem usadas, todas as questões têm que passar por pré-testes como o que resultou no escândalo do vazamento das perguntas na edição do Enem de 2011. “A Teoria de Resposta ao Item sempre vai exigir o pré-teste, mas nós vamos agilizar isso também”, disse.

De acordo com o Ministério da Educação, atualmente existem 6 mil itens disponíveis para uso no Enem, porém o vazamento de uma prova com 14 questões idênticas as que foram aplicadas no pré-teste questiona se essa realmente seria a quantidade ideal. Provavelmente não, motivo pelo qual o ministro pretende chegar aos 50 mil itens.  Apesar da promessa da liberação das questões quando este número for atingido, Mercadante não fez previsões nem estabeleceu uma data para isso.

Além do tema do banco de itens, o ministro aproveitou o congresso para divulgar que lançará, ainda no segundo semestre deste ano, o edital da Prova Nacional para Ingresso de Docentes, que aplicarão as provas do Enem 2013. Tal seleção deve ajudar os municípios substituindo concursos simultâneos e custos em cada cidade. A única ressalva em relação ao concurso é que a estava prometido para 2012 e agora foi prorrogado para o ano que vem.

 

Veja também:

0 Shares:
5 comments
  1. é isso que o governo de minas e do brasil tem que fazer questoes abertas do enem esse ano e com consulta para que todos tenha vontade de fazer faculdade sem fazer terceiro ano que e isso que a gente de minas e do brasil merece

  2. Maravilhoso ver o Governo Federal apresentar uma declaração de comprometimento na elaboração de itens para aplicação de avaliação educacional em larga escala. O Brasil mostra com isso que está antenado com as novas metodologias de avaliação que visam a qualidade do aprendizado agregado em determinado ciclo acadêmico, pois há todo um embasamento teórico na elaboração desses itens (pedagógico e estatístico). Quem de fato é comprometido com a qualidade do ensino no Brasil, parabeniza a iniciativa que surgiu na década de 90 com o SAEB e que é aprimorada a cada ano.

    Ailton (Estatístico/Belém/PA)

    1. Bem Fernando acho que se você invadir o Quartel da Polícia Federal, quando as questões já tiverem dentro daquele cofre com câmeras, ai você consegue as 50 mil questões. haha

    2. Olá Fernando ainda não é possível acessar o banco, pois o MEC tem apenas 6 mil itens. O banco será liberado somente quando forem acumuladas 50 mil questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like