Audiência pública discutirá caso Enem

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizará na próxima quarta-feira (23), após proposta dos deputados Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), uma audiência pública para discutir os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi convidado para explicar as medidas tomadas para atenuar os prejuízos para os estudantes e as ações preventivas que serão adotadas  para evitar novos problemas nas edições futuras do exame.

A audiência questionará desde erros de impressão e furtos de provas até o polêmico vazamento de questões, que são as principais falhas que o Enem vem apresentando desde 2009, ano em que houve uma grande mudança em seu sistema de avaliação. Além disso, os deputados pretendem esclarecer informações sobre custos das provas e as medidas adotadas para fiscalização contra colas e o caso do “vazamento” deste ano.

“O ministério mais uma vez inviabiliza a vida de milhares de alunos. A audiência é uma oportunidade de cobrar do ministro por que todo ano o Enem acaba dando problemas, e por que o Ministério da Educação não tem tido condições para colocar em prática um Enem que funcione adequadamente”, afirma Duarte Nogueira, líder do PSDB. Segundo o deputado também é necessária uma explicação do porque a empresa que organizou a aplicação da prova ter sido contratada sem licitação. Por fim ele ainda alerta que o Ministério da Educação pagou o valor de 372,5 milhões de reais pelo serviço, que representa o triplo do que foi gasto no exame do ano passado.

A audiência está marcada para as 14h30, porém o local ainda não foi definido.

 

Notícias relacionadas:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *