Atualidades Enem 2016: Entenda o Que É a COP21

Neste artigo abordaremos um tópico recente, muito comentado na mídia e que pode, com certeza, auxiliar na prova de Ciências Humanas do Enem se articulado com clareza e relacionado de maneira correta com os problemas globais: a COP21.

COP21 é a abreviação para 21ª Conferência das Partes, que faz parte da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento aconteceu em Paris no período de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 e teve como foco a decisão de medidas para combater o aquecimento global no planeta. Compareceram representantes de 195 nações, com a finalidade de decidir maneiras de reduzir a emissão de gases contribuintes para o Efeito estufa e de lidar com as mudanças climáticas, a fim de melhorar a qualidade de vida do planeta e substituir o Protocolo de Kyoto. que envolvia somente 40 países desenvolvidos.

No dia 12 de dezembro de 2015, o texto completo do acordo foi divulgado e teve como principais objetivos postos impedir que a temperatura média do planeta passe 2oC em relação aos níveis pré-industriais e será criado um sistema de financiamento de 100 bilhões de dólares por ano para auxiliar os países com menos recursos a se adaptarem às mudanças do clima.

O presidente da COP21, Laurent Fabius, afirmou que o sucesso dependerá do trabalho em equipe entre todos os países. Ele também afirmou que é necessário proteger países próximos ao nível do mar, promover o desenvolvimento da África, auxiliar na proteção das florestas latinas e estimular a diversidade de modelos energéticos em países petroleiros.

Os países deveriam submeter INDCs, que é uma sigla em inglês para Contribuições Internacionais Nacionalmente Determinadas, que são planos de ações climáticas enviadas por cada país antes da COP21. Elas mostram o que cada nação está disposta previamente a fazer. O Brasil apresentou a proposta de reduzir em 37% a emissão de gases do efeito estufa até 2025 e 43% até 2030. Além disso, também se propôs a restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030.

A cada cinco anos, os países irão rever seus compromissos de emissão de gases, além de traçar metas de redução a longo prazo. Segundo o site das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que este acordo é um progresso em direção à erradicação da pobreza, ao fortalecimento da paz entre as nações e a um aumento de oportunidades.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *