“Através de” X “por meio de”: qual forma está correta?

Ouvir rádio enquanto dirijo para alguma das escolas em que trabalho sempre me fornece ‘insights’ interessantes. Dia desses eu escutei um grupo que, apesar de estar bem ao largo de minhas preferências, deu-me material para pensar no artigo de hoje. Na música Inabalavelmente, do Charlie Brown Jr, encontramos a expressão “através de”:

(…) Reciclando o lixo de tudo de errado
Que a humanidade fez
Reciclar o lixo, veja tudo de errado
Que a humanidade já fez!
Isso é só o início, faça uma prece
Ponha fé, tente mais uma vez
Isso é só o início, faça uma prece
Pros seus pais, mais uma vez!
Quando eu falo através de uma música
Eu chego mais perto!
Quando eu falo através de um som
Eu chego mais perto!(…)
( https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1554903/ )

Em outro estilo musical, beeeem distinto, a dupla Vitor e Léo, na letra de “Através da vidraça”, também empregou a mesma expressão:

(…) Como não pode ver
A beleza da flor
Através da vidraça?
E não pode entender
Meu amor nunca passa (…)
( http://www.kboing.com.br/victor-e-leo/1-1290446/ )

Quem acertou e quem errou, de acordo com a norma culta?

Bem, se observarmos a estrutura da palavra ‘através’, perceberemos que ela é cognata (pertence à mesma família) do verbo ‘atravessar’ e, portanto , é com esse sentido que deve ser empregada, como no samba enredo abaixo:

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra(…)

Assim, a dupla sertaneja fez um uso mais adequado da expressão. Quando Charlie Brown Jr expressa seu jeito de transmitir as ideias, ele usa a música e o som como meios, como ‘ferramenta’ de alcançar o público, por isso, nesse caso, o ideal seria empregar a expressão ‘por meio de’:

Quando eu falo por meio de uma música /Eu chego mais perto!
Quando eu falo por meio de um som/Eu chego mais perto!

As duas locuções adverbiais estão corretas, a questão é que elas não são equivalentes, isto é, não são locuções sinônimas. Então, para reforçar, o uso adequado deve levar em conta o significado das palavras que formam as locuções:

  • Por meio de:  está relacionada com a ideia de instrumento utilizado na execução de determinada ação e pode ser substituída pela expressão por intermédio de sem qualquer prejuízo de sentidos.
  • Através de: deve ser empregada quando a intenção for apresentar a ideia de movimento físico, ou seja, indicar a ideia de atravessar algo.

É isso! Até a próxima semana!

 


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *