A Ascensão da Península Ibérica – Espanha

Abordamos em artigo anterior os motivos pelos quais Portugal foi um dos pioneiros na expansão marítima que levou à colonização da América nas chamadas Grandes Navegações (leia o artigo). Agora vamos entender como foi o processo da Espanha em se tornar a segunda potência marítima.

O país, assim como seu vizinho, Portugal, tentava alcançar a hegemonia de poder conquistando territórios por toda Europa. Consequentemente, também tiveram que enfrentar os muçulmanos na Guerra de Reconquista, ou seja, a luta dos cristãos para reconquistar os territórios dominados pelos árabes.

Como os portugueses já tinham planejado sua expedição ao Oriente, um genovês chamado Cristóvão Colombo sugeriu um novo caminho para as Índias. Neste momento, já se aceitava que a terra era esférica, portanto ele propôs uma volta ao mundo para chegar ao local.

Os reis espanhóis aprovaram a proposta e dispuseram três caravelas para a expedição: Ninã, Pinta e Santa Maria, que chegaram à América em 1492, acreditando ser a Índia. Desse modo, os habitantes que lá estavam foram denominados índios.

colonizacao

No “novo mundo”, encontraram grande parte do que desejavam no momento. Havia pessoas para comprar seus produtos, ou seja, mais mercado consumidor; as terras e matas forneceriam matéria-prima abundante e a Igreja poderia propagar a fé cristã para os habitantes da região.

Uma vez que os dois países estavam chegando à América e tinham interesse nas novas terras, foram firmados tratados acerca da divisão do território, como a Bula Inter Coetera e o Tratado de Tordesilhas, que serão detalhados num próximo artigo.

No entanto, outros países também viram vantagens nos territórios que estavam sendo descobertos, como França, Holanda e Inglaterra, os quais também investiram na navegação e foram responsáveis pela colonização da América do Norte, já que Portugal e Espanha lançavam-se ao Sul.

Com a vastidão do continente e a infinita busca por poder e dominação, as Grandes Navegações causaram grande impacto na situação europeia no período, e vamos entender posteriormente todos os conflitos, acordos e episódios dessa “descoberta” e colonização.

Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *