As Eras Geológicas do Planeta

Um assunto cobrado frequentemente nos vestibulares, algumas vezes em perguntas específicas, outras em perguntas que associam diversos assuntos, é a questão das Eras Geológicas do planeta. Aqui no infoEnem explicaremos cada uma delas para auxiliar aqueles que querem somar pontos neste tipo de questão.

Esse estudo foi proporcionado através da análise de rochas que puderam mostrar que a Terra possui mais de 4 bilhões de anos. As Eras Geológicas são períodos de tempo em que o planeta sofreu determinadas transformações e formações, além de ter abrigado determinados tipos de vida. Houve cinco Eras no total. A Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

A Era Arqueozoica marca o início da formação do planeta e existiu há, mais ou menos, 4 bilhões de anos. Nela foi formada a crosta terrestre, os cinco continentes de maneira primitiva, os oceanos e ocorreu o surgimento das rochas Magmáticas (ou ígneas) e dos Escudos Cristalinos, as primeiras formações geológicas da Terra. Os sedimentos provenientes dessas formações iam sendo depositados de acordo com o intemperismo, ou seja, a ação de agentes naturais como chuva e vento. Neste início, como a espessura da crosta era pequena, a atividade vulcânica era muito intensa. Os primeiros organismos unicelulares começaram a existir.

A era seguinte, denominada Proterozoica, também possuía a presença de atividade vulcânica muito intensa e o magma transbordava para a superfície terrestre, ocasionando o depósito de minerais metálicos. A atmosfera começa então a acumular oxigênio e as primeiras formas de vida pluricelulares começam a existir. Os cientistas imaginam que essa era durou até, aproximadamente, 500 milhões de anos atrás.

Em seguida, há 250 milhões de anos, temos a era Paleozoica, com a formação das rochas sedimentares, ou seja, aquelas formadas por sedimentos trazidos pelo vento, pela chuva e o desgaste do tempo. Mares começam a surgir e os animais primitivos também, como alguns peixes, insetos e répteis. Além disso, as coberturas vegetais começaram a se desenvolver.

Na era que vem depois, a Mesozoica, datada de aproximadamente 65 milhões de anos atrás, as plantas passaram a desenvolver suas flores, os dinossauros são parte dominante do planeta e os animais mamíferos começam a surgir. O fundo marinho começam a se solidificar e originar as reservas de petróleo.

A última era, que vivemos até hoje, é a Cenozoica. É dividida em período Terciário e Quaternário. No Terciário temos a crosta terrestre em intenso movimento, originando os dobramentos terciários (formações geológicas mais recentes), como os Alpes, Andes e Himalaia. Surgem os primeiros primatas e aves. No Quaternário, os continentes se formam totalmente, dinossauros são extintos e a espécie humana começa a existir.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *