Áreas de figuras no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje, vamos falar sobre matemática. De maneira específica, vamos abordar uma importante área da geometria, que são as áreas de figuras planas! Apesar de parecer um assunto fácil, você verá que este assunto costuma ser cobrado em provas de matemática do Enem, uma vez que utilizaremos uma questão exemplo do próprio exame!

Como citamos no início, a área de figuras é um assunto muito simples! Mesmo com o aumento do nível de dificuldade das provas do Enem, as questões envolvendo a área de figuras planas aparecem com frequência, bastando realizar uma pequena combinação entre figuras ou algum outro recurso para resolver a questão. Desta maneira, vamos aprender a calcular as áreas de figuras recorrentes no Enem!

Áreas de figuras planas no Enem

As firas planas mais recorrentes nas provas do Enem são as mais simplificadas, como triângulos, quadrados, círculos e retângulos. Ainda, trapézios são cobrados as vezes, com menor frequência. Deste modo, veja a seguir como calcular a área de cada uma das figuras citadas.

Sabendo como calcular a área destas três figuras planas, podemos calcular a área de outras formas cobradas no Enem. O retângulo, por exemplo, segue o mesmo procedimento do cálculo da área do quadrado, apenas modificando o valor de sua altura (ou base). Por sua vez, para calcular a área de um trapézio, podemos seccioná-lo em três diferentes figuras, um retângulo (ou quadrado) e dois triângulos. Veja na figura abaixo como podemos realizar esta divisão.

Como este assunto é cobrado no Enem?

A forma como fizemos para calcular a área do trapézio na seção acima é uma das formas em que estas figuras planas podem ser cobradas no Enem. Na grande maioria das vezes, é pedida a área total de uma figura composta por áreas de figuras planas, sejam elas triângulos, retângulos ou círculos. Desta maneira nos exercícios do Enem devemos nos atentar quanto a possibilidade de dividir as formas em figuras que conhecemos.

Outro ponto que devemos destacar são as unidades! No Sistema Internacional (SI), a área é medida em metros quadrados (m2). No entanto, outras unidades de medida podem aparecer. Desta maneira, devemos estar atentos com as unidades, para não utilizar unidades diferentes das pedidas, e para não compararmos unidades diferentes.

Para ilustrar como o conteúdo áreas de figuras planas é cobrado no Enem, você pode observar a seguir uma questão da prova de matemática do Enem 2019.

Uma administração municipal encomendou a pintura de dez placas de sinalização para colocar em seu pátio de estacionamento.

O profissional contratado para o serviço inicial pintará o fundo de dez placas e cobrará um valor de acordo com a área total dessas placas. O formato de cada placa é um círculo de diâmetro d = 40 cm, que tangencia lados de um retângulo, sendo que o comprimento total da placa é h = 60 cm, conforme ilustrado na figura. Use 3,14 como aproximação para pi.

Qual é a soma das medidas das áreas, em centímetros quadrados, das dez placas?”

a) 16628

b) 22280

c) 28560

d) 41120

e) 66240

Resposta: Alternativa B!

Com isso, vimos em nossa postagem de hoje como são calculadas as áreas de figuras planas, como este conteúdo é cobrado nas provas de matemática do Enem e quais são os cuidados que devemos tomar!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!