Aprenda como fazer seu cronograma de estudo para o Enem 2014

Na semana passada publicamos um artigo com orientações para os estudantes iniciarem a preparação para o Enem 2014. Na oportunidade, citamos que o primeiro passo é adequar o tempo de estudo à sua rotina. Assim, a criação de um cronograma de estudos torna-se fundamental. É exatamente isso que ensinaremos no texto de hoje.

O cronograma funcionará como um roteiro de estudo que deverá ser seguido fielmente. Ele determinará quais dias da semana você irá estudar, quantas horas por dia e quais/quantas disciplinas dentro de um mesmo dia.

Dessa forma, o primeiro passo é elaborar uma tabela (no computador, smartphone, caderno etc.) com os dias da semana e as horas que consegue dispor por dia. Depois disso, defina quantas horas irá, de ato, estudar por dia (recomendamos no mínimo duas horas por dia da semana mais algumas horas em um dos dias do final de semana). Pronto, o esqueleto da sua tabela já está pronto e você terá algo como a imagem abaixo.

O passo seguinte é definir quais disciplinas serão dedicadas em cada dia da semana. Uma boa dica é procurar não estudar mais que duas matérias diferentes por dia, e, de preferência, intercalar matérias de áreas diferentes no mesmo dia. Assim, você evita o cansaço e o estresse de se estudar Matemática e Física na mesma sessão de estudos, por exemplo.

Veja na imagem abaixo um exemplo de cronograma para quatro horas de estudo diárias.

Tenha em mente que a proposta deste artigo não é fornecer uma “receita” pronta de cronograma. Você pode (e deve) adequá-lo a sua realidade, possibilidades e tempo dispoível para estudo. Portanto, os modelos das imagens consistem apenas em exemplos para lhe dar uma noção de como elaborar seu próprio cronograma, o que não significa que deva ficar exatamente igual a eles. Também é fundamental reservar no mínimo uma data no mês para realização de simulados e resolução de provas anteriores (clique aqui para obter as últimas 5 edições do Enem resolvidas).

Sugerimos ainda que leia este artigo para ver outras dicas para iniciar sua preparação para o maior exame do Brasil. Não se esqueça de que este é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada para um ótimo resultado no Enem 2014. Você ainda terá que suar muito para chegar lá!

Compartilhar

14 Comentários

Veja Como Organizar Seus Estudos Para o Enem • - InfoEnem

[…] O primeiro passo é elaborar um cronograma, que consiste basicamente em montar uma tabela com os dias da semana e horários disponíveis para estudo em cada dia, incluindo já uma identificação de qual matéria será abordada em cada horário. Para ter uma ideia melhor, consulte este exemplo. […]

Responder

kaner

trouxa

Responder

Guilherme Patricio

O preferencial é começar a estudar quais matérias pela mais faceis ou as dificeis de se estudar;
Obrigado Aguardo Sua Resposta.

Responder

Perola mrtine

> é melhor começar pelas matérias mais difíceis pois seu cérebro está mais descansado .

Responder

isabelle simas

é um site muito bom! ótimas informaçoes para quem quer se sair bem no enem 2015.

Responder

Beatriz Moysés

estou adorando esse site. Ano que vem ingresso no 3 ano do ensino medio, e vai começar minha batalha, cmo tenho mta dificuldade em estudar, essa dica é otima para iniciar, alem de baixar as provas anteriores! Ano que vem vai ser um ano de batalha! ENEM, FUVEST…’ ai… vai ser dificil mas vai valer a pena! Parabéns pelo site

Responder

Ronaldo Queiroz

Olá INFOENEM, muito boa essas informações sobre o ENEM, gostei muito pena que só agora que encontrei esse site à 2 semanas atras. valeu
Obrigado!!!!!

Responder

Alessandra Fu

Boas dicas. Para quem precisar tem esse site com Guia completo para estudar para o ENEM https://www.examtime.com/pt-BR/guias/guia-de-estudos-para-o-enem/

E eles possuem ferramenta para criar um calendário de estudos
https://www.examtime.com/pt-BR/blog/cronograma-de-estudos/

Responder

wanferson uchiha

Por favor alguem me der algumas aulas por imail……

Responder

Aline

Mas esses dias de descanço não arapalha quem quer medicina?

Responder

InfoEnem

Olá Aline,
Acreditamos que não, pois o estudante também deve ter momentos de descanso e de lazer para recarregar a ¨bateria¨ para a próxima semana de estudos.
Abs,
Matheus

Responder

Alfeu

> Tu não é um robô! dá o melhor de ti durante a semana e descansa um dia pelo menos!

Responder

laura

já fiz meu cadastro mais,ainda não recebi as apostilas.

Responder

Thalyta

Olá, recebi minhas apostilas e chegaram bem rápido após a aprovação de pagamento. Muito obrigada, estou sempre ligada no site!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *