Apostila Enem 2014 – Questão exemplo de Matemática

Quem acompanha o Portal infoEnem já sabe: nossas Apostilas para o Enem 2014 serão lançadas daqui a menos de duas semanas, mais precisamente no dia 28 de janeiro!

Para quem ainda não conhece ou não leu sobre o material, segue uma breve descrição. A preparação para exames extensos e cansativos como o Enem não tem segredo, é necessário muito treino! Claro que estudar os conteúdos é importante, mas sem prática a chance de sucesso é mínima. E para isso nada melhor que resolver provas anteriores.

Por isso nosso material trará as últimas 5 edições do exame (2009 a 2013) para que você pratique resolvendo as mais de 900 questões e depois estude conferindo as resoluções / comentários completos e aprofundados do nosso time de professores especialistas no Enem.

Falando em time de especialistas, vamos apresentar, nas próximas publicações, um por um de nossos professores, bem como um exemplo de questão resolvida e comentada pelo mesmo.

E para começar, escolhemos a temida Matemática. E para esta disciplina não temos um, e sim dois professores! Trata-se do casal Matemática. Juntos, Luis Gustavo Grimm e Ana Luísa Tagliolatto, ambos formados pela UNICAMP, simplesmente detonam as questões! Mostrando diferentes formas de resolução e detalhando cada passagem dos cálculos, eles fazem da matemática uma matéria muito mais simples de entender.

Sem mais delongas, vamos a um exemplo do que podem fazer.
 

Questão 153 – Caderno Amarelo – Enem 2013

Um dos grandes problemas enfrentados nas rodovias brasileiras é o excesso de carga transportada pelos caminhões. Dimensionado para o tráfego dentro dos limites legais de carga, o piso das estradas se deteriora com o peso excessivo dos caminhões. Além disso, o excesso de carga interfere na capacidade de frenagem e no funcionamento da suspensão do veículo, causas frequentes de acidentes.

Ciente dessa responsabilidade e com base na experiência adquirida com pesagens, um caminhoneiro sabe que seu caminhão pode carregar, no máximo, 1 500 telhas ou 1 200 tijolos.

Considerando esse caminhão carregado com 900 telhas, quantos tijolos, no máximo, podem ser acrescentados à carga de modo a não ultrapassar a carga máxima do caminhão?

a) 300 tijolos
b) 360 tijolos
c) 400 tijolos
d) 480 tijolos
e) 600 tijolos

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa D

Existem algumas maneiras distintas de resolver esta questão. Vamos mostrar 2 propostas:

1ª PROPOSTA:

Vamos adotar a seguinte convenção:

Como a capacidade do caminhão é 1 500 telhas ou 1 200 tijolos, então podemos escrever a seguinte expressão:

img2

Como ele já está carregado com 900 telhas, sendo T a quantidade de tijolos que ainda podem ser colocados, então teremos:

Capacidade = 900 . x + T . y

Deixando tudo na variável y, a expressão acima fica:

2ª PROPOSTA:

Esta proposta é baseada na 1ª. Vamos calcular a relação entre telhas e tijolos que o caminhão suporta carregar:

Ou seja, para cada 4 telhas cabem 5 tijolos. Logo, podemos aplicar uma Regra de Três para calcular quantos tijolos correspondem às 900 telhas que já ocupam o caminhão:

Logo, as 900 telhas correspondem a 720 tijolos. Desta forma, como a capacidade é de 1 200 tijolos, a diferença é quanto ainda pode ser acrescentado à carga do caminhão:

Comentário: A questão envolve uma habilidade matemática muito necessária no cotidiano. A ideia fundamental por trás dela é estabelecer uma relação ou proporção entre a quantidade de telhas e tijolos, que pode ser feita de várias maneiras. Aqui trouxemos através de equações de 1° grau ou através de uma Regra de Três.

Conteúdos envolvidos: Proporção.

 
E então, o que achou deste exemplo de resolução e explicação do nosso casal Matemática? Demais, não é?! Eles são responsáveis por absolutamente todas as questões da nossa apostila de Matemática e suas Tecnologias.

Imagine ter em suas mãos mais de 900 questões com a mesma riqueza de informações e comentários deste exemplo. Então continue atento ao nosso Portal que divulgaremos mais detalhes do material em breve!

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16 comments
  1. Fiquei confuso na segunda resoluçao, a fraçao de 1500 telhas por 1200 tijolos estao telha/telhas
    e os 4/5 tambem estao com os nomes trocado.

  2. ESTE PROBLEMA PODE SER MUIITO MAIS FACILMENTE RESOLVIDO ATRAVÉS DO USO DE PORCENTAGEM.
    900 TELHAS SIGNIFICAM 60% DA LOTAÇÃO, SOBRAM APENAS 40% DA CARGA PARA SER PREENCHIDA COM TIJOLOS, APENAS MAIS UMA CONTA SABEMOS QUE 480 TIJOLOS SIGNIFICAM 40% DO RESTANTE DA CARGA PARA LOTAÇÃO.

  3. Gostaria de saber se as apostilas possui apenas questões dos Enem’s anteriores, ou também ensina a materia (Segunda Guerra Mundial, Evolução, etc). Esses temas explicados na propria apostila.

    1. Olá Guilherme,
      Nossas apostilas têm como foco principal o formato da prova de Enem. Portanto ela não é organizada de acordo com os conteúdos, mas sim como as provas.
      Entretanto os assuntos envolvidos em cada questão são abordados e destrinchados pelos professores (exatamente como nos modelos deste artigo), deixando o aluno por dentro da matéria.
      Qualquer dúvida estamos a sua disposição.
      Att,
      Matheus

  4. Outra dúvida,nessa apostila tem as questões do enem para presidiários? acho que com elas dão mais de 920 questões! E sobre redação tem algo específico?

    1. Não incluímos as questões do Enem prisional nas apostilas. Quanto a redação, além da coluna da profa. Camila que escreve todas as quintas no site, também estamos elaborando um material específico que deverá ser lançado em fevereiro. Fique tranquilo que iremos divulgá-lo no portal infoEnem no momento adequado.
      Qualquer outra dúvida é só escrever!
      Abs,
      Matheus

  5. Interessante essas apostilas,nelas vem apenas questões do enem ou tem questões elaboradas por vocês? Sobre os assuntos da prova tem algum capítulo ensinando ou é somente questões? Minha outra dúvida é sobre as resoluções,elas vem como no exemplo logo abaixo da questão?

    1. Olá Edvard,
      Seguem as respostas de suas dúvidas:
      1- Todas as 920 questões são referentes a edições anteriores do Enem, não há questões elaboradas pela nossa equipe.
      2- Não há capítulos isolados, o conteúdo é desenvolvido na medida em que cada questão exige, conforme o exemplo acima.
      3- Não, cada apostila é dividida em 2 partes, sendo que a primeira contém somente as questões (para que o aluno resolva) e a segunda contém as resoluções e comentários (para que o aluno estude).
      Abs,
      Matheus

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