Apostila Enem 2013: Questão Exemplo de Espanhol

Apostila Enem 2013: Questão Exemplo de EspanholUma semana após o lançamento das Apostilas para o Enem 2013, podemos respirar aliviados. Afinal, o retorno em relação à qualidade do material realmente está emocionando todos aqueles que participaram desse projeto.

Mas todo esse sucesso não foi por acaso. Muito trabalho e seriedade certamente foram as palavras chaves desse projeto.

Aproveitaremos a oportunidade para terminar de apresentar nossa equipe de professores. E como todo time que se preza, nós também temos no nosso elenco um gringo!

Segue uma breve biografia e um exemplo de questão resolvida pela professora Veronica Guadamuz Mora, natural da Costa Rica, que foi “laçada” pela nossa equipe numa de suas visitas ao Brasil, após se graduar em Letras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

 


Questão 93 – Enem 2011

‘Desmachupizar’ el turismo

Es ya un lugar común escuchar aquello de que hay que desmachupizar el turismo en Perú y buscar visitantes en las demás atracciones (y son muchas) que tiene el país, naturales y arqueológicas, pero la ciudadela inca tiene un imán innegable. La Cámara Nacional de Turismo considera que Machu Picchu significa el 70% de los ingresos por turismo en Perú, ya que cada turista que tiene como primer destino la ciudadela inca visita entre tres y cinco lugares más (la ciudad de Cuzco, la de Arequipa, las líneas de Nazca, el Lago Titicaca y la selva) y deja en el país un promedio de 2 200 dólares (unos 1 538 euros). Carlos Canales, presidente de Canatur, señaló que la ciudadela tiene capacidad para recibir más visitantes que en la actualidad (un máximo de 3 000) con un sistema planificado de horarios y rutas, pero no quiso avanzar una cifra. Sin embargo, la Unesco ha advertido en varias ocasiones que el monumento se encuentra cercano al punto de saturación y el Gobierno no debe emprender ninguna política de captación de nuevos visitantes, algo con lo que coincide el viceministro Roca Rey.

Disponível em: http://www.elpais.com Acesso em: 21 jun. 2011.

A reportagem do jornal espanhol mostra a preocupação diante de um problema no Peru, que pode ser resumido pelo vocábulo “desmachupizar”, referindo-se

A) à escassez de turistas no país.

B) ao difícil acesso ao lago Titicaca.

C) à destruição da arqueologia no país.

D) ao excesso de turistas na terra dos incas.

E) à falta de atrativos turísticos em Arequipa.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa D

Nesta questão o texto mostra a situação contraditória na qual se encontra o ministério de turismo do Peru. Ao mesmo tempo em que necessita estimular o turismo, o ministério já recebeu advertência da Unesco em relação ao monumento de Machu Pichu, principal ponto turístico do país e que está próximo ao ponto de saturação (máxima recepção de turistas).

Por conta disso, é necessário atrair o turismo para outras áreas do Peru, explicando o emprego do termo “desmachupizar” no texto. A palavra foi formada pelo prefixo “des”, que significa desfazer, e “machupizar”, que vem de Machu Pichu. Ou seja, mover o excesso de turistas de Machu Pichu para outras localidades.

A pergunta solicita justamente o entendimento do termo, que resume a problemática do Peru. A resposta correta, segundo o significado explicado no parágrafo anterior, é a opção D, o excesso de turistas na terra dos Incas.


 
Saiba mais das melhores apostilas preparatórias para o Enem 2013:

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Lorena

Me ajudou muito!! Obrigada, espero que continue postando coisas assim. Gracias.

Responder

Eduardo Fernandes

el mucha bien.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *