Aplicação do Enem 2018 Termina Neste Domingo (11)

Neste domingo, 11 de novembro, termina a aplicação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – em todo o país. Os candidatos resolverão as 45 questões de Matemática e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (envolve as disciplinas de Física, Química e Biologia).

Vale mencionar que, pela primeira vez em 20 anos de existência, a avaliação contará com 30 minutos a mais neste segundo dia, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no lançamento do Edital desta edição (confira aqui). Portanto, os estudantes terão 5h para resolverem os 90 testes.

Apesar da novidade, os horários permanecem os mesmos do primeiro domingo passado, conforme descrito a seguir:

  • 12h – Abertura dos portões;
  • 13h – Fechamento dos portões;
  • 13h a 13h30min – Procedimentos de segurança na sala de prova;
  • 13h30min – Início das provas;
  • 15h30min – É permitido deixar o local de prova sem o caderno de questões;
  • 18h – Os candidatos que podem deixar a sala de aplicação e levar a prova impressa para casa;
  • 18h30min – encerramento da aplicação.

Vale mencionar que todos esses horários respeitarão a hora oficial de Brasília, a qual segue o Horário de Verão. Como há estados que não adiantaram os relógios, bem como outros que possuem fuso-horário, há diferença na hora local de fechamento dos portões e início das provas. Para saber exatamente a hora local a ser seguida na sua unidade federativa, recomendamos a leitura deste artigo.

Outro ponto importantíssimo para evitar imprevistos e preocupações desnecessárias é o local de prova. Após fazer a consulta do endereço no aplicativo do Enem ou na página do participante, saia de sua casa seguindo para chegar com uma hora de antecedência ao fechamento dos portões.

Não se esqueça também de que objetos como bonés e relógios, além de lápis e borracha, não são permitidos, portanto se você levar deverá guardá-los no porta-objetos e isso pode ser um transtorno devido ao volume. O que não pode ser esquecido é a caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Ainda em caso não levar, normalmente há vendedores ambulantes próximo a entrada do local de prova comercializando esse tipo de caneta. Para saber mais sobre o que levar e não levar, veja esta matéria.

Por fim, também será preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto para acesso a sala de aplicação. Caso o seu esteja vencido ou foi perdido, você pode utilizar outros documentos listados ou ainda seguir as recomendações desta postagem.

Quem Não Concluiu Primeiro Dia de Provas Deve Participar Normalmente

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dois locais de prova foram afetados por falta de energia elétrica, um em Franca (SP), com 993 participantes; e o outro em Porto Nacional (TO), com 759 pessoas. Quem teve a realização da prova interrompida no primeiro dia deverá comparecer normalmente neste domingo, conforme esclarece o instituto:

Os participantes dos locais de prova onde houve interrupção da energia elétrica no último domingo, 4 de novembro, primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, devem comparecer às provas deste domingo, 11 de novembro, normalmente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantirá o direito à reaplicação apenas das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, no dia 11 de dezembro. As provas de Matemática e Ciências da Natureza devem ser feitas neste domingo.

Como sempre fazemos, após o encerramento do exame publicaremos o gabarito extraoficial do segundo dia de aplicação para que possa conferir a quantidade de erros/acertos.

Desejamos muita tranquilidade e uma ótima prova neste domingo!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *