Análise do Primeiro Dia de Provas do Enem 2019

Neste último domingo (03/11), os estudantes participaram do primeiro dia de provas do Enem 2019. Nesta data, a primeira de dois domingos seguidos, foram realizadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas, totalizando 90 questões. Para isso, o tempo disponibilizado foi de 5 horas e 30 minutos.

De um modo geral, pode-se afirmar que o primeiro dia de provas manteve o perfil utilizado ao longo dos últimos anos. Apesar da ausência de alguns conteúdos normalmente abordados, as questões deste primeiro dia de provas do Enem 2019 exigiram do candidato uma boa capacidade de leitura e interpretação dos candidatos, além do senso crítico para analisar as alternativas.

Redação

O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Considerado um tema neutro, exigiu dos candidatos um raciocínio sobre as situações envolvendo acesso ao cinema no Brasil atualmente, além da capacidade de articular argumentos com base nos textos auxiliares a proposta.

Língua portuguesa

A prova de português do Enem 2019 ocorreu de acordo com o previsto. A prova foi dominada por questões envolvendo gêneros textuais e as funções de linguagem, além de questões que utilizaram algumas variações de linguagem e a formação do vocabulário português. De um modo geral, acredita-se que a prova de língua portuguesa do Enem 2019 tenha sido mais fácil, quando comparadas às anteriores, o que ocorreu devido a uma diminuição no tamanho dos textos, além de questões mais diretas que as anteriores.

Língua estrangeira

Assim como as questões de língua portuguesa, ambas as opções de língua estrangeira possuíam uma menor dificuldade que as provas anteriores. A dificuldade das questões deste ano está relacionada principalmente com o vocabulário. Todavia, para os alunos acostumados com a leitura de textos na linguagem selecionada, a prova ocorreu sem maiores dificuldades.

Geografia

Por sua vez, a prova de geografia do Enem 2019 manteve grande parte do conteúdo cobrado nas edições anteriores do exame. Questões relacionadas a clima, utilização do espaço físico e relação entre a sociedade e a natureza. Porém, as questões abordadas possuíam um caráter conteudista, ou seja, apesar de possuírem textos de apoio, as questões exigiam respostas diretas e um prévio conhecimento em relação ao conteúdo cobrado.

História

O mesmo modo informado para as questões de geografia foi observado em relação as questões de história. Deixando alguns temas polêmicos de lado, a prova esteve focada em temas como a imigração, escravidão e também sobre a história antiga. Além disso, as questões tratavam em sua maioria de conteúdos fortemente abordados nas escolas.

O último ponto de destaque é uma redução significativa de questões relacionadas diretamente com a sociologia e também com a filosofia. Em comparação com os anos anteriores a diferença é elevada, e podem indicar uma mudança nos conteúdos abordados nas provas do Enem.

Aguardaremos agora o segundo dia, que ocorrerá no próximo domingo (10/11) também as 13:00, para analisarmos as questões referentes as provas de matemática e ciências exatas. Até breve!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *