Análise da Redação Unicamp 2019 (Texto 2)

Como prometido na última publicação, analisaremos hoje o texto número dois da prova de redação do vestibular 2019 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta é a seguinte:

Disponível em http://www.comvest.unicamp.br/vest2019/F2/provas/redport.pdf. Acesso em 23/01/2019.

A situação de produção proposta pelo texto número 2 é realizável por qualquer aluno do Ensino Médio e é interdisciplinar com a disciplina de Geografia. Os candidatos tinham de se imaginar como alunos que tinham de escrever uma postagem da tarefa proposta pela professora de Geografia.

Para tanto, eles precisavam interpretar os gráficos, comparando os indicadores dos países mostrados com base nos demais textos fontes, e usar essa comparação para, em um texto de postagem de um fórum virtual, avaliar os efeitos de consumo tanto nos rankings quanto na qualidade de vida e na igualdade/desigualdade social.

A questão central e norteadora da proposta é os efeitos do consumo para a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) e do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Espera-se que os candidatos assumam uma posição em relação a isso e expressem seu ponto de vista acerca de distinções para o desenvolvimento do Brasil caso o Brasil adotasse uma política que visasse o PIB ou o IDH.

Leitura de gráfico e intertextualidade, isto é, relações entre textos, são habilidades fundamentais nesta proposta e conhecimento em Geografia cairia muitíssimo bem.

O recorte temático da proposta encaminha-se para a conclusão de que o consumo é mais negativo do que positivo e de que seria melhor investir mais no IDH como índice de desenvolvimento social do país. Segundo a Unicamp, no documento que mostra as expectativas da banca para as provas de redação (clique aqui para ver), os candidatos poderiam optar por argumentar que é mais adequado investir no PIB como índice de desenvolvimento social do Brasil. Optar por argumentar a favor de ambos também era viável.

Em termos de gênero, os candidatos deveriam se colocar como alunos (enunciador) e os interlocutores poderiam ser a professora, os demais alunos ou ainda ambos. A linguagem deveria seguir a norma culta da língua, já que se trata de uma tarefa escolar.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

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