Afinal, Posso ou Não Mudar Meu Local de Prova no Enem 2016?

A dúvida que dá título a matéria de hoje recorre diariamente entre os milhões de litores do Portal infoEnem que prestarão o exame em novembro. Antes de qualquer explicação ou esclarecimento, segue a resposta sem rodeios: NÃO, infelizmente não é possível alterar o local de prova do exame, com exceção ao período de inscrições.

Em outras palavras, a alteração do município de realização das provas do Enem só pode ser feita enquanto as inscrições estiveram abertas, o que, no caso desta edição de 2016, aconteceu entre às 10h de 9 de maio e às 23h59 do dia 20 seguinte.

Apesar de o edital – documento que contêm todas as regras do exame – não citar que a alteração do local de prova não pode ser realizado em outro momento que não a fase de inscrições, o sistema não oferece essa possibilidade, permitindo apenas a mudança de contatos (telefones e e-mail) e a senha de acesso, conforme a imagem.

alterar_dados

É importante compreender também que, no momento da inscrição, o candidato pôde apenas escolher o município em que faria as provas. O local exato, com endereço completo da instituição, prédio e número de sala, serão definidos pelo Inep – órgão que organiza e aplica o Enem – e divulgados no cartão de confirmação de inscrição, que nesta edição será 100% online deve ser liberado para consulta neste mês (saiba mais).

Certamente muitas pessoas são prejudicadas por isso edição após edição do exame, seja pelo fato de terem mudado de cidade/estado ou por estarem fora no período do exame. No entanto, numa prova nacional, com as dimensões do Enem, que será aplicado em 17 mil locais de prova distribuídos em 1.727 municípios brasileiros, é difícil imaginar uma logística segurança e organizada sem regras e restrições como esta.

Quem tiver dúvidas ou quiser mais esclarecimentos, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Carlos

Gostei.

Responder

Fonseca

Interessante.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *