Aberto Período de Inscrições do Prouni 2018.2 – Saiba Tudo Sobre

As 10h desta terça-feira (26), foi aberto o período de inscrições do Pruni 2018.2, a segunda edição deste ano do processo seletivo do Programa Universidade para Todos, que oferta 174.289 bolsas de estudo em 1.460 instituições privadas de ensino superior. Na sequência desta matéria você lerá tudo o que precisa saber o programa.

Quem Pode se Inscrever?

O Prouni é dedicado a estudantes que já tenham concluído a etapa do ensino médio, seja em escolas da rede pública ou privada, desde que na condição de bolsista integral neste último caso. Além disso, para estar apto a concorrer a uma bolsa o participante não pode possuir diploma de graduação, seja em instituição pública ou particular.

Os critérios socieconômicos também levam em conta a renda familiar dos concorrentes. Aqueles pertencentes a famílias com rendimentos de até 3 salários mínimos (R$ 2.862,00) por pessoa podem concorrer a uma das 105.405 bolsas parciais (50%), enquanto a disputa das bolsas integrais (68.884 no total) é restrita a quem comprovar renda de no máximo 1,5 salário (R$ 1.434,00) per capta.

Há ainda pré-requisitos de natureza de desempenho escolar, sendo exigido ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e conquistado nota média de 450 pontos nas provas objetivas, bem como pontuação superior a zero na redação.

De acordo com as regras oficiais (veja aqui), deficientes físicos, ou professores da rede pública também podem solicitar bolsas.

Quando e Como Fazer a Inscrição?

O período para inscrições segue até às 23h59min de 29 de junho, próxima sexta-feira. Os candidatos que se enquadram nas condições esclarecidas acima poderão fazer o cadastro de graça pela internet, no portal siteprouni.mec.gov.br.

Ao clicar em “Fazer inscrição” o aluno será redirecionado a uma tela de login (imagem), onde deverá entrar no sistema com seu número de inscrição e senha do Enem 2017 (quem perdeu os dados pode recuperá-los seguindo estas recomendações).

Uma vez logado no sie do Prouni, o participante pode consultar as bolsas para então escolher até até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, em ordem de preferência.

Notas de Corte e Mudança de Escolhas na Inscrição

Após cada dia de inscrição o programa atualizará as notas de corte referentes a data anterior. A nota de corte nada mais é do que a menor pontuação para figurar entre os potencialmente selecionados par uma determinada opção de curso, conforme define a própria página do processo seletivo:

Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Com a parcial da nota de corte em mãos, o candidato pode compará-la com seu desempenho numa opção de bolsa e, caso julgue pertinente, poderá alterar quantas vezes quiser suas escolhas, desde que dentro do período de inscrições informado. Será considerado válido apenas o último registro.

Calendário do Prouni 2018.2

Encerrada a fase de inscrições, o calendário do Prouni prevê os seguintes eventos importantes e suas respectivas datas segundo descrito a seguir.

  • 2 de julho – resultado com lista de aprovados na primeira chamada;
  • 2 a 10 de julho – prazo para comprovação de informações dos convocados em primeira chamada;
  • 16 de julho – resultado com relação de convocados na segunda chamada;
  • 16 a 23 de julho – período para entrega de documentos e confirmação de informações dos classificados na segunda chamada;
  • 30 e 31 de julho – datas para cadastro na lista de espera;
  • 2 de agosto – publicação dos nomes confirmados na lista de espera.
Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *