Aberto o Prazo de Adesão de Instituições ao Fies 2017

O Ministério da Educação (MEC) abriu o prazo de adesão das instituições de ensino superior (IES) ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2017). As mantenedoras com interesse em oferecer vagas na próxima edição do programa têm até às 23h59 do dia 6 de janeiro de 2017 para confirmarem participação.

Segundo as regras, definidas por Portaria publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22), representantes das IES deverão acessar o SisFies – sistema informatizado do fundo – e escolher o módulo oferta de vagas para completar o Termo de Participação e Proposta de Oferta de Vagas.

O MEC esclarece que a aprovação da quantidade de financiamentos que serão disponibilizadas depende, além da proposta de vagas de cada instituição, de outros fatores como o orçamento do próprio ministério, o conceito de cada curso no Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), a área de cada carreira e a microrregião de oferta.

Somente após o encerramento desta etapa o número total de novos contratos que serão destinados para os estudantes será divulgado pelo MEC, bem como o cronograma oficial do processo seletivo do Fies 2017.

Regras Permanecem as Mesmas

A portaria ainda determina que as regras para participação dos alunos na seleção do fundo de financiamento serão as mesmas usadas na última edição: ter prestado qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; possuir renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *