Abertas Inscrições no Prouni 2019 Para 243,8 Mil Bolsas

Estão abertas, desde quinta-feira (31 de janeiro) as inscrições no Prouni 2019 – Programa Universidade Para Todos – para oferta de 243,8 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer as 116.813 integrais o participante deve comprovar renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para se candidatar a uma das 127.075 bolsas parciais de estudo (50% da mensalidade), a renda familiar per capta pode ser de até 3 salários mínimos.

Como o programa utiliza as notas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – como principal critério da classificação, a exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os concorrentes também precisam ter obtido um desempenho mínimo no exame para participar: ter nota média das provas de pelo menos 450 pontos e pontuação superior a zero na redação.

Por fim, fechando a lista de pré-requisitos para participar do Prouni, o estudante ainda deve atender as seguintes exigências de acordo com o Ministério da Educação (MEC):

Os outros requisitos para tentar uma das bolsas são: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

Como Fazer a Inscrição no Prouni 2019

Além da grátis, a inscrição é exclusivamente online, ou seja, pela internet. O interessado que se enquadre nas condições mencionadas acima deve acessar a página do processo seletivo no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br e, após ir em “Fazer inscrição“, terá que efetuar login no sistema informando número de inscrição e senha no Enem 2018.

Ao navegar pelo sistema e verificar as bolsas disponíveis por universidade, curso, turno e modalidade de concorrência, o estudante poderá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Durante o período de inscrições no Prouni 2019, que encerra às 23h59min de 3 de fevereiro (próximo domingo), o sistema irá atualizar sempre às 0h as notas de corte referentes a cada opção de bolsa / modalidade de concorrência. Será permitido, também dentro desta etapa de cadastros, alterar as escolhas quantas vezes o candidato quiser, sendo considerada válida apenas a última mudança em cada opção.

Cronograma Prouni 2019

Encerradas as inscrições, o resultado com a lista de aprovados na primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro, com comprovação de informações dos selecionados em prazo que inicia nesta mesma data e segue até 14 do mesmo mês. A relação de classificados na segunda chamada sai no dia 20 seguinte com período de confirmação de informações até 27 de fevereiro. Os reprovados nas duas convocações poderão integrar a lista de espera, no próprio site do Prouni, entre 7 e 8 de março. O resultado da lista sai entre os dias 11 e 13 deste mesmo mês.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *