Abertas as Inscrições Para Trabalhar no Enem 2018 – Veja Regras

Desde esta terça-feira, 31 de julho, estão abertas as inscrições para trabalhar no Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Todo o processo seletivo é conduzido pela Rede Nacional de Certificadores (RNC), que representa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) durante a aplicação das provas, que acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.

Podem se inscrever servidores públicos federais e professores da rede pública de ensino estadual ou municipal. Os convocados para trabalhar no exame exercerão funções relacionadas a vários procedimentos da aplicação, em cargos como fiscal e chefe de sala, entre outros.

Quanto a remuneração, será de até R$ 318 por 12 horas de trabalho, sendo que o pagamento ocorre por meio de Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (GECC) para servidores públicos e através de Auxílio Avaliação Educacional (AAE) para os docentes da rede pública.

Exigências Para Participar

Além de fazer parte de um dos dois grupos citados anteriormente, o interessado deve atender a alguns critérios básicos definidos pelo Inep em Edital, conforme descrito a seguir:

  • possuir formação pelo menos do ensino médio;
  • não estar inscrito para participar do Enem 2018;
  • não ter cônjuges, companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até 3º grau inscritos para prestar o exame;
  • não possuir vínculo ou relação alguma com procedimentos do processo logístico do Enem, como elaboração das provas, impressão, distribuição e aplicação, ou ainda de observação da aplicação do exame e nem com o processo de correção da redação;
  • no caso de servidores públicos federais, não exceder 120 horas de GECC anuais. Para os professores, não ultrapassar o valor de R$ 40 mil de recebimento anual de AAE;
  • Possuir dispositivo móvel (celular ou tablet) e computador com acesso a internet, para realização da inscrição e atividades do curso de capacitação online.

Inscrição e Seleção

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site certificadores.inep.gov.br. Após breve cadastro com CPF, e-mail pessoal válido e data de nascimento, o certificador deverá preencher o formulário digital e criar uma senha de acesso ao sistema do Inep. Para utilizar o programa da RNC na web, o instituto recomenda utilizar os navegadores Chrome (versão 26 ou superior) ou Firefox (versão 20 ou superior).

O cadastro e a inscrição, bem como o acompanhamento de outros eventos importantes como acesso aos resultados e o trabalho de certificação em si, também podem ser feitos pelo aplicativo da RNC. O mesmo é compatível com aparelhos Android 4.4 ou em versões superiores e Apple iOS (iPhone), para versão a partir do iOS 9 ou outras superiores.

Após a fase de inscrições, aqueles que tiverem seu cadastro devidamente registrado e confirmado no sistema do Inep passarão pelo curso de capacitação, com datas e especificações divulgadas posteriormente.

Encerrado o treinamento, que detalha a metodologia de aplicação, os conceitos de sigilo e segurança do Enem, além de avaliar a participação dos certificadores, os mesmos serão selecionados para trabalhar no Enem, desde que obtenham aproveitamento mínimo de 70% nas atividades do curso.

Fonte: Portal Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




18 Comentários

suellem

quero trabalhar como fiscal no Enem sou de Macapá como faço para mim escrever.

Responder

ANDIARA CINTRADE CARVALHO

souprofessoradaredeestadualemunicipaldegoiania..desejotrabalharnaaplicaçãodasavaliaçõesdoENEM…….208/2019

Responder

Valmir Vieira dos Santos

Quero trabalhar no Enem 2018, funções: coordenador, assistente, chefe de sala, inspetor e fiscal,
tenho muita experiencia.

Responder

alexandra rosa

boa tarde…quero trabalhar no Enem 2018

Responder

valdileia Alves Martins

Desejo trabalhar no ENEM

Responder

angela lopes

tbm não recebi o email para fazer o curso

Responder

maria judith correaaraujo

Bom dia. Há anos sou colaboradora nos exames do Enem. Quero participar novamente.

Responder

Alessandra

> Depois que você fez a inscrição no site, teve que esperar entrarem em contato ou selecionou outras opções para cadastrar?

Responder

Luiz Paulo Saldanha

Estou inscrito no curso de capacitação de certificado do INEP mais não passa do desafio 2 para o 3 de jeito nenhum respondo certo aí fica tente novamente responda fica assim o tempo todo

Responder

Maria Lucivânia Gomes dos Santos

Sou funcionária municipal na área da educação. Quero trabalhar no enem

Responder

Tânia Cristina Cardim Sampaio

Quero trabalhar no Enem 2018 como fiscal

Responder

Marilia

gostaria de cadastrar para trabalhar no enem como faço? Ainda da tempo?

Responder

MARILDA ANDRADE DO AMARAL

Sou [email protected] municipal em MT. Fiz a inscrição p/ aplicadora, mas não recebi informação p/ fazer o curso. Me respondam, por favor!

Responder

Analice dos santos

Quero trabalhar no Enem como fiscal de sala

Responder

Antonia Almeida dos Santos

Gostaria de trabalhar no exame nacional, como coordenadora, chefe ou fiscal de sala, assistente.

Responder

Lista de Chamados em Curso para Trabalhar no Enem 2018 • infoEnem | infoEnem

[…] De acordo com dados oficiais divulgados em nota oficial pela assessoria de comunicação social do Inep, foram habilitados mais de 83 mil participantes que se cadastraram na etapa regular de inscrições, lembrando que podiam se candidatar apenas os servidores públicos federais e professores da rede pública de ensino estadual ou municipal (confira as regras aqui). […]

Responder

Maria Izaura

sou professora da rede municipal e gostaria de trabalhar como aplicadora da prova do enem.

Responder

Sandra Helena dos Santos

Os estudantes deveriam levar mais a sério o ProUni.e se esforçar mais para conseguir uma vaga.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *