Abertas as Inscrições no Sisu 2018 – Veja Regras e Como Participar

Estão abertas as inscrições no Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) como critério de classificação nas universidades federais/estaduais e institutos federais participantes. Esta fase encerra às 23h59min de 26 de janeiro, sendo que as regras e o passo a passo para participar você vê na sequência deste artigo.

Quem Pode e Quem Não Pode Participar?

A participação no Sisu restringe-se a candidatos que prestaram a última edição do exame e obtiveram nota maior que zero na redação, desde que tenham concluído o ensino médio.

Não podem se inscrever aqueles que, mesmo tendo prestado as provas, se enquadrem numa das situações a seguir:

  • Tenham participado do Enem como “Treineiro”, conforme edital
  • Estejam condição de “Eliminados” do Enem 2017, usada para aqueles que faltaram as provas ou infligiram alguma das normas durante a aplicação.

Como me Inscrever?

As inscrições devem ser feitas 100% online, por meio do site oficial do sistema (sisu.mec.gov.br), sem nenhum custo. Antes de se candidatar, os participantes podem e devem consultar aqui as oportunidades de seu interesse dentre as 239.716 vagas disponíveis em 130 instituições de ensino superior.

Tela inicial da página do Sisu 2018 na internet.

Cada candidato pode indicar até duas opções de curso e instituição, por ordem de preferência. Depois de fazer o login com número de inscrição e senha do Enem 2017 (veja como recuperar), no momento de confirmar a escolha, será preciso assinalar também a modalidade de concorrência, entre a geral e o sistema de cotas. Vale mencionar que nesse segundo caso o sistema exibe, no ato da inscrição,os documentos exigidos para comprovação da condição de cotista no caso de aprovação.

Acompanhe Suas Inscrições, Nota de Corte e Classificação Parcial

A verificação pode ser feita na própria página do sistema unificado ou no aplicativo do Sisu, que pode ser baixado em smartphones e tablets Android, iOS (iPhones) e Windows Phone por meio dos links disponíveis aqui.

O acompanhamento das inscrições consiste no monitoramento das informações fornecidas pelo próprio sistema um vez ao dia, em cada dia de inscrição. Trata-se da nota de corte e da classificação parcial. Veja detalhes de cada uma destas variáveis a seguir.

Nota de Corte do Sisu 2018

Consiste na menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos concorrentes inscritos naquele curso, por modalidade de disputa. Conforme alerta o próprio sistema, os estudantes devem ter cuidado com esta informação.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Classificação Parcial

Nada mais é do que a posição ocupada pelo inscrito numa determinada opção de curso no momento do cálculo. Ela leva em consideração as notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Inscrições Podem Ser Alteradas Até Final do Prazo

Os candidatos poderão alterar suas inscrições tanto na primeira quanto na segunda opção de cursos quantas vezes quiserem, porém apenas durante o prazo de cadastro. Será considerado válido apenas o último registro em cada uma delas.

Nossa recomendação é trocar de opção sempre que a nota de corte e / ou a classificação parcial do candidato estiverem muito longe da nota de corte do curso e da quantidade de vagas disponíveis, respectivamente.

Para mais informações, assista o vídeo sobre o Sisu 2018 que o infoenem preparou:

Cronograma do Sisu 2018

Conferir a seguir o cronograma completo desta primeira edição do Sisu 2018, com as datas e prazos dos principais eventos:

Cronograma Oficial do Sisu 2018 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Fase de Inscrições23 a 26 de janeiro
Resultado da Chamada Regular29 de janeiro
Cadastro na Lista de Espera29 de janeiro a 7 de fevereiro
Matrícula da Chamada Regular30 de janeiro a 7 de fevereiro
Início das Convocações da Lista9 de fevereiro

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *