Abertas as Inscrições no Sisu 2017/2 Para Mais de 51 Mil Vagas

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (29), as inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2017/2). A oferta é de 51.913 vagas em 63 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais/estaduais e institutos federais.

Confira a seguir tudo sobre o programa: regras, como se inscrever, quem pode participar, notas de corte, cronograma e muito mais!

Quem Pode Participar e Como se Inscrever

Pode se inscrever no Sisu 2017/2 o candidato que possui diploma do ensino médio, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e obteve pontuação maior que zero na prova de redação.

Vale esclarecer que, no caso do estudante já estar cursando universidade pública ou ser beneficiado pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e ser aprovado nesta edição do Sisu, será preciso optar por uma das vagas públicas no primeiro caso ou decidir entre a vaga e a bolsa, no segundo caso. Não é permitido acumular dois benefícios simultaneamente.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até às 23h59min desta quinta-feira, dia 1° de junho, exclusivamente na página sisu.mec.gov.br. Após fazer a consulta de cursos e vagas disponíveis (saiba como), o candidato deverá escolher a opção “Fazer inscrição” e logar com seu número de inscrição e senha do Enem 2016 (quem perdeu os dados poderá recuperá-los aqui).

Tela de login de inscrição na página do Sisu 2017/2 na internet.

Depois de acessar ao sistema o participante deverá então escolher até duas opções de curso, universidade e turno para realizar sua inscrição, em ordem de preferência. Também será necessário optar pela modalidade de disputa, entre ampla concorrência, uma das modalidades destinadas a cotistas conforme a Lei nº 12.711/2012 ou ainda pelas ações afirmativas, se for o caso.

No caso da concorrência como cotista ou em ações afirmativas, o candidato deve atentar para lista de documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação, pois será necessário comprovar a situação por meio deles.

Atenção: Como as universidades designam pesos e notas mínimas em cada uma das provas do Enem para inscrição em seus cursos, é possível que o candidato não consiga realizar seu cadastro em determinadas opções. Quando isso ocorrer significa que o participante não possui os pré-requisitos mínimos de desempenho para aquele curso, sendo que o sistema do Sisu emitirá uma notificação com tal informação.

Divulgação das Notas de Corte e Classificação Parciais

Conforme as regras do Sisu, todas as madrugadas durante o período de inscrições (dias 30, 31 e 1) o sistema irá atualizar, entre 0h e 2h, as notas de corte e a classificação parcial dos concorrentes em suas opções de inscrição.

De acordo com a própria página do Sisu, a pontuação de corte consiste na “menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência”.

Já a classificação parcial diz respeito a posição do estudante em relação aos concorrentes na opção de curso em questão.

Alteração das Opções de Inscrição

Os candidatos poderão alterar suas escolhas de curso (tanto primeira quanto segunda opção) quantas vezes acharem necessário, porém somente durante o período de inscrições. Inclusive a recomendação é realizar mudanças caso não esteja entre os virtuais classificados e consequentemente abaixo da nota de corte em suas opções.

Cronograma do Sisu 2017/2

Conforme o calendário deste processo seletivo, o resultado da chamada regular com a lista de aprovados será publicado no próprio site do Sisu, em 5 de junho. Os classificados deverão realizar a matrícula presencial entre 9 e 13 seguintes, enquanto os não convocados poderão se cadastrar na lista de espera até o dia 19 do mesmo mês. As convocações da lista de espera terão início em 26 de junho.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

Victor Costa Guimaraes

Não estou conseguindo ver minha nota do enem de 2016, entro no portal do enem so aparece minha inscrição de 2017, alguém me ajuda!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *