Abertas as Inscrições no Prouni 2017/2 – Saiba as Regras

Já estão abertas as inscrições no Prouni 2017/2, a segunda edição deste ano do Programa Universidade Para Todos, que oferece 147.492 bolsas de estudos em 1.076 instituições privadas de educação superior. Veja a seguir todas as regras e como se inscrever no processo seletivo.

Tipos de Bolsas Ofertadas

O Prouni disponibiliza nesta seleção 67.603 bolsas integrais e 79.889 parciais, de 50% do valor da mensalidade. Para inscrição em cada uma delas o candidato deve respeitar os critérios de renda a seguir:

  • bolsas parciais – renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • bolsas integrais – renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo per capta.

Pré-requisitos Para Participar do Programa

Podem participar do Prouni 2017/2 os candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou na rede privada, desde que como bolsistas integrais. Também é exigido que o concorrente não possua formação em curso superior.

A exceção fica por conta dos professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, que não necessitam comprovar renda.

Estudantes com deficiência também podem se inscrever.

Prouni e Enem

O programa utiliza exclusivamente as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de seleção, no caso o Enem 2016. Além de ser obrigatória a participação no Enem, o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de nota diferente de zero na redação.

Como Fazer a Inscrição?

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas somente pela internet, na página do processo seletivo do Prouni (siteprouni.mec.gov.br), até às 23h59min de 9 de junho. Após realizar a pesquisa de bolsas disponíveis, o candidato deverá escolher a opção “Fazer Inscrição” e logar no sistema com seu número de inscrição e senha no Enem 2016. Depois disso basta escolher até duas opções de vaga/instituição e efetivar a matrícula.

No caso dos candidatos com deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos, será possível optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Notas de Corte e Mudanças de Inscrição

Uma vez por dia, durante o período de inscrições, o sistema do Prouni irá calcular e informar a nota de corte de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquela opção, em cada modalidade de concorrência.

A nota de corte consiste na menor pontuação para figurar entre os potencialmente aprovados. Os candidatos poderão, inclusive, usar essa informação como referência para alterar suas opções de inscrição. O sistema aceita mudanças até o final do prazo, sendo válidas somente as últimas inscrições assinaladas.

Calendário do Prouni 2017/2

Depois do encerramento das inscrições, o resultado da primeira chamada sairá em 12 de junho, período para comprovação de informações até 19 seguinte. A lista de aprovados na segunda convocação sairá em 26 do mesmo mês, com entrega de documentos até dia 30. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 7 a 10 de julho.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *