Abertas as Inscrições no Fies 2017 – Veja Como se Inscrever

Nesta terça-feira (07) tiveram início as inscrições para a primeira seleção do Fies 2017, o Fundo de Financiamento Estudantil, oferecido pelo governo federal em parceria com instituições particulares de ensino superior.

O prazo segue aberto até o final da próxima sexta-feira (10), sendo que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no Portal Fies Seleção. Para se inscrever os candidatos devem efetuar o cadastro escolhendo a opção “Primeiro acesso” e preenchendo os campos com a data de nascimento e CPF. Também será necessário cadastrar um e-mail válido e uma senha, para o qual será enviado um link de ativação de conta.

Depois disso, o estudante poderá fazer a pesquisa da universidade e curso de seu interesse, podendo se candidatar em apenas uma opção de financiamento. Durante a fase de inscrições será possível inclusive alterar a escolha feita, sendo considerada somente a última mudança registrada no sistema.

Do segundo dia de inscrições em diante, uma vez ao dia, o Fies Seleção calcula a nota de corte parcial (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquela opção. Esse dado pode ser usado como referência pelo candidato para ter uma noção de suas chances e optar mudar ou não sua opção de inscrição.

Vale relembrar os critérios que devem ser atendidos para participação no Fies: possuir renda familiar de até 3 salários mínimos (R$ 2.811,00) per capta e ter prestado qualquer edição do Enem a partir de 2010, com pontuação maior que zero na redação e média mínima de 450 nas notas de todas as provas.

De acordo com o calendário deste processo seletivo, na próxima segunda-feira (13) será divulgado o resultado com a lista de aprovados na chamada única. Nesta mesma data haverá a formação da lista de espera, para os participantes não convocados.

Os estudantes pré-selecionados deverão realizar a conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fundo – Sisfies – na data de 14 de fevereiro. Já os integrantes da lista de espera que forem classificados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de até 5 dias úteis após a convocação.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que esta edição do Fies 2017 ofertará 150 mil novos contratos.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *