Abertas as inscrições do ProUni 2014

O Ministério da Educação (MEC) acaba de abrir as inscrições para o primeiro processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2014. O prazo segue aberto até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro.

O candidato que prestou o Enem 2013 e quer concorrer a uma bolsa de estudos do programa deve acessar o site do ProUni, preencher os campos com seu CPF, número de inscrição e senha no Enem e escolher até duas opções de curso.

Assim como ocorreu no SiSU, todas as noites o site do ProUni atualizará as notas de corte (menor nota para que o candidato seja selecionado em determinado curso/bolsa). A partir de tal atualização o participante saberá se está sendo selecionado ou não para suas opções de bolsa. Vale lembrar que tais opções podem ser alteradas a qualquer tempo e quantas vezes o estudante quiser, sendo válidas as últimas escolhas.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. O limite de renda para concorrer a bolsa integral é de 1,5 salário mínimo (R$ 1.086) por pessoa da família do candidato. Já para os candidatos as bolsas parciais o limite de renda familiar é de 3 salários mínimos (R$ 2.172) por pessoa.

Além destas exigências, o ProUni também possui pré-requisitos com relação ao desempenho dos candidatos no Enem. Para poder concorrer as bolsas o participante deve atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das notas obtidas nas provas do exame. Esta nota é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco.

O candidato também deve ter obtido nota maior que zero na Redação e cursado todo o ensino médio em escola pública ou escola particular na condição de bolsista.

Aqueles que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada para concorrer a vagas em universidades públicas na última semana também podem participar do ProUni 2014, desde que atendam as exigências do programa é claro.

Para conhecer todas as regras do processo seletivo do ProUni, você pode ler nossa página sobre o programa.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *