A Regra de Três no Enem

A disciplina de matemática, sem nenhuma dúvida, é uma das mais importantes dentro da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois representa 25% das questões objetivas. Como se não bastasse, sua importância não para por aí, já que diversas outras questões, como física e química, podem ser resolvidas com ferramentas da matemática.

E quando o assunto são as ferramentas da matemática que podem ser úteis no Enem, a Regra de Três praticamente não tem concorrentes. Por isso, separamos hoje uma questão do Enem de 2013 e que poderia ser resolvida apenas com o uso da Regra de Três.

Questão

Uma torneira não foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite às seis horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada três segundos. Sabe-se que cada gota d’água tem volume de 0,2 mL.
Qual foi o valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período, em litros?

a) 0,2
b) 1,2
c) 1,4
d) 12,9
e) 64,8

 
Agora veja, através da resolução dos professores Luis Gustavo Grimm e Ana Luísa Tagliolatto, como a resolução é bem simples:

Resolução e comentário:

Alternativa C

A questão aborda basicamente conversão de unidades. Nossa estratégia será calcular quantas horas a torneira ficou aberta, transformar este valor em segundos, obter quantas gotas pingaram, e por fim, calcular o volume de água correspondente a esta quantidade de gotas pingadas.

Comentário: Uma questão bastante simples onde as conversões foram feitas através de sucessivas Regras de Três. Um aspecto interessante da questão foi elucidar o desperdício de água causado por uma torneira pingando. Em 6 horas, desperdiçou–se 1,4 litros, portanto, em 1 dia, foram quase 10 litros de água desperdiçada.
Conteúdos envolvidos: Conversão de unidades.

 
*Essa resolução foi retirada das apostilas preparatórias para o Enem 2014. Clique aqui para ver outros exemplos.
 
Percebeu como a Regra de Três é poderosa? E lembre-se que ela ainda pode ser utilizada em outras disciplinas! Portanto, saber manuseá-la é fundamental para todos os candidatos que farão a próxima edição do exame e que almejam bons resultados.

Apenas um alerta: Para utilizar a Regra de Três, primeiro você deve se certificar que as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais. Caso contrário, será necessário inverter uma coluna! Não entendeu? Calma que isso é assunto para outra matéria.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Regra de Três Composta - Revisão de Matemática • infoEnem | infoEnem

[…] alguns exercícios, como demonstraremos adiante. Além disso, como você certamente já conhece a regra de três simples, entender como a composta funciona não será […]

Responder

Janete

estudando comecei,agora preciso aprender essa regra do tres estou treinando!um abração pra vocês e torçam por mim!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *