6 Dicas Para Não se Complicar no Segundo dia do Enem 2017

Em menos de 24h os mais 6 milhões de candidatos voltam as salas para realizarem o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), que ocorre neste domingo, 12 de novembro.

Para evitar transtornos, dores de cabeça, imprevistos e não virar “meme” nas redes sociais, trazemos hoje algumas dicas de última hora para que você não se complique nas provas de Ciências da Natureza e Matemática, que encerram a edição deste ano do exame nacional.

1. Não se Atrase

Os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h, com início das provas às 13h30min (Horário Oficial de Brasília). Como há fuso em alguns estados e horário de verão em outros, recomendamos que veja a hora de abertura/fechamento dos portões na sua unidade federativa neste artigo.

Além disso, procure saber como será o trânsito na rota do seu local de prova, conheça quais os meios de transporte mais práticos para lá e faça o trajeto com antecedência. Se ainda não saber onde fará o exame, descubra aqui.

2. Documento de Identificação Pessoal e Caneta

Para acessar o local de prova você precisará apresentar documento de identificação pessoal com foto. Se perdeu ou não possui RG, não se desespere, outros documentos são aceitos, consulte a relação completa.

Também é obrigatório portar caneta esferográfica de tinta preta e revestida em material transparente. Qualquer coisa diferente disso não será aceita e eliminará o candidato do exame.

OBS: A apresentação do cartão de confirmação da inscrição não é obrigatória, no entanto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recomenda levá-lo, pois traz todos os dados da inscrição, incluindo o bloco e número da sala de prova.

3. Declaração ou Atestado de Comparecimento

Quem precisar de atestado ou declaração de comparecimento para apresentar no trabalho ou para outros fins deverá baixar e imprimir o modelo da ficha no sistema do Inep e levar para assinatura do coordenador de sala. Veja como fazê-lo nesta matéria.

4. Objetos Proibidos e Lanche

Há uma série de objetos que é proibido portar durante a realização do Enem, sendo que o candidato que não guardá-los no porta-objetos que será concedido e desrespeitar essa regra será desclassificado. Verifique a lista.

Quanto ao lanche, é opcional. É claro que, para 4h30min de provas, é ideal levar uma bebida (água ou suco) e algo leve para comer, como salgados de pacotes e/ou doces.

5. Frase de Segurança e Cartão-resposta

É imprescindível que o candidato transcreva a frase do caderno de questões para o cartão-resposta, bem como assine-o corretamente. Entre as mudanças deste ano, está o encarte da folha de resposta no caderno de questões. O candidato precisa destacar esta folha e entregar ao chefe de sala.

Vale mencionar que, apesar de o Inep ter dado uma chance aos candidatos que esqueceram de transcrever a frase no primeiro dia (leia mais), esta medida foi extraordinária e possivelmente não será repetida neste segundo domingo.

6. Preserve-se!

Esta provavelmente é a mais óbvia mas sem dúvida a mais importante das dicas. De nada adianta cuidar de todos os documentos e procedimentos anteriores se você chegar na hora da prova com uma baita ressaca, intestino desregulado ou dores por todo o corpo. Portanto, nada de “encher a cara” na véspera, fazer refeições pesadas ou atividade física de alta intensidade.

Pelo contrário. Busque alimentação e exercícios leves. Atividades que relaxam/distraem o corpo e a mente também são super bem-vindas. Preserve-se para encarar as provas com 100% de atenção e concentração, fundamentais para dar o seu melhor.

Aproveitamos para, antecipadamente, desejar todo o sucesso no Enem 2017 e lembrar que, logo após o encerramento, às 18h, publicaremos o gabarito extraoficial, da mesma forma que realizamos no primeiro dias.

Até lá!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *