5 dicas pós-Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2011 já terminou. Entretanto, da mesma maneira que dizem que o melhor da festa é esperar por ela, pode-se afirmar que o pior de um processo seletivo não é fazê-lo e sim aguardar seus resultados.

No caso do Enem, temos ainda dois ingredientes extras nesse bolo de ansiedade. O Sisu e o Prouni, que juntos, definirão a vida de mais de 200 mil estudantes brasileiros.

Portanto, neste momento, muitos candidatos se perguntam o que fazer. Listamos 5 dicas que ajudarão nessa árdua espera.

 

1.Entenda.

Esperar algo importante já é difícil. Esperar algo importante e desconhecido é bem pior. Antes de tudo, saiba o que é o Sisu e/ou Prouni.

De uma forma resumida, Sisu é um sistema informatizado por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes EXCLUSIVAMENTE pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Também de maneira resumida, o ProUni é um programa criado pelo governo federal em 2004, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos  a alunos sem diploma de nível superior, em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. Para participar do programa, você deverá se inscrever no SisProuni, sistema próprio do Prouni, que funciona de maneira semelhante ao Sisu.

Nesse momento, quanto mais informações obter das regras desses programas, melhor. Pesquise! Certifique-se apenas da confiabilidade de suas fontes.

 

2. Saiba quando e como.

A previsão do 1° Sisu de 2012 é para janeiro, com duração de 5 dias. Para se inscrever no sistema é necessário acessar a página do Sisu dentro desse período e informar o número de inscrição e a senha cadastrados na última edição do Enem.

O Sisprouni também esta previsto para janeiro, porém em dias diferentes aos do Sisu. Sua inscrição deve ser feita na pagina do prouni.

 

3.Prepare-se.

Essa preparação é muito mais simples, pois não envolve nada de estudos nem preocupações. Deixe anotado o número de inscrição e a senha cadastrados na última edição do Enem. Caso tenha perdido estas informações você pode recuperá-las no site do Inep. Correr atrás dessas informações com o Sisu (ou Prouni) aberto é uma “dor de cabeça” que você deve evitar.

 

4.Dedique-se aos vestibulares que não aderiram ao Sisu.

Caso esteja disputando vagas em universidades que não aderiram ao Processo Único de Seleção do MEC, empenhe-se nelas. Exemplos: Unicamp, FUVEST, UNESP e outras.

 

5.Descanse

Caso não se encaixe no item anterior, é hora de descansar. Aproveite bem as festas de fim de ano com seus familiares e amigos. Mas atenção! Como o MEC costuma anunciar as datas de inscrição poucos dias antes dos processos, fique atento a todas as noticias sobre o assunto. Afinal, para quem está lendo essas dicas, perder a data de inscrição do Sisu (ou Prouni) não é uma opção.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *