4 Dicas que aumentam sua capacidade de concentração nos estudos

A maioria das pessoas acredita que para ir bem num exame, como o Enem, basta estudar muito. Mas aqueles que já passaram num concurso público sabem que estudar, de verdade, não é nada fácil. Já no início da preparação, alguns dos grandes vilões das notas altas entram em cena: Leituras desatentas, perda de foco e falta de paciência.

Poucas pessoas sabem que para estudar (de verdade!) é necessário, antes de tudo, aprender a estudar! E nessas horas de dedicação, concentração e foco são fundamentais para o sucesso. Anote isso na cabeceira da sua cama: Não existe estudo eficiente sem concentração e foco!

E sobre esse assunto, temos duas notícias para você. Uma boa e uma ruim. Qual você quer primeiro? Seguindo a tradição, vamos à ruim primeiro: Não existe nenhuma fórmula mágica! Aqueles que conseguem estudar por várias horas ao dia, são pessoas que já treinaram bastante. O corpo e a mente já estão acostumados à longos períodos de estudos. Ou seja, para manter o foco, tem que se esforçar.

Já a notícia boa é que separamos 4 dicas que, aliadas à sua dedicação, certamente darão ótimos resultados e aumentarão sua capacidade de concentração nos estudos.

1 – Esqueça Tvs e músicas

Existem pessoas que até conseguem, pois acostumaram a estudar em meio a muito barulho. Mas a intenção aqui é treinar para conseguir atingir níveis de concentração elevados. E pode ter certeza que TV e músicas não o ajudarão em nada.

2 – Passe o seu cronograma de estudos para seus amigos e familiares.

Dessa forma, eles irão respeitar seus horários e ajudará você a não se distrair com visitas, convites e pedidos que interromperão seus momentos de concentração.

3 – Não estude com fome e nem cansado.

Aperfeiçoar sua capacidade de concentração é um treinamento e, como todo treinamento, não é nada fácil. Dessa forma, seu corpo precisa estar bem. Simples assim.

4 – Estude sentado.

Cama é feita para dormir e não para estudar. Caso contrário, uma grande biblioteca teria dezenas delas. Estudar por várias horas deitado não irá aumentar seu foco, além de provocar dor nas costas.

Agora é com você. Lembre-se que concentração é a chave para um estudo eficiente.