4 Dicas Para Começar Sua Preparação Para o Enem 2016

O ano de vestibular na vida de um estudante costuma ser um dos mais cansativos, porque, na maioria das vezes, é o primeiro momento em que a pessoa tem que conciliar diversas tarefas e/ou responsabilidades.

Por exemplo, há muitos alunos que acumulam responsabilidades como finalizar o último ano do ensino médio, fazer cursos técnicos, cursos de idiomas, cursinho pré-vestibular e/ou trabalho. Há também a incumbência de pesquisar universidades, realizar a escolha do curso e se preocupar com datas de inscrição e, para os candidatos com baixa renda, ainda há o trabalho de se organizar para realizar pedidos de isenção de taxa de inscrição e envio de documentos. Ufa! Enfim, é uma etapa em que o estudante começa a ter contato com “a vida adulta”.

Para passar por essa transição e ainda conseguir estudar muito, é preciso muita organização para conciliar essas atividades.

Por isso, nossa dica é: preparo!

Não deixe o ano ir passando para resolver pendências só na última hora. Cada pessoa tem uma realidade de vida diferente, e consequentemente, tem modos distintos de organizar sua rotina. Mas seguem algumas dicas que lhe podem ser úteis:

1. Mantenha uma agenda

Pode ser a tradicional agenda de papel. Mas também pode ser mais moderna. Há vários aplicativos de celular que ajudam a organizar suas tarefas e a lembrar de seus prazos. Alguns mais famosos e de fácil acesso são a agenda do Google, o calendário do próprio celular e alguns aplicativos encontrados nas lojas virtuais das principais plataformas. Experiente-os e veja qual mais se adequa à sua realidade.

2. Defina horários fixos para estudar

Compromissos aparecem e vira-e-mexe você terá que adiar um estudo no horário que tinha reservado para isso. É normal. Mas é importante ter horários na semana reservados para estudar. Isso porque se esperamos “ter um tempinho” para revisar um conteúdo ou terminar uma lista de exercício, por exemplo, torna-se muito mais fácil procrastinar (adiar) e não colocar o estudo como prioridade.

3. Elimine pendências simples na hora

Tudo que for ocupar um pequeno tempo no seu dia, não deixe para depois. Faça assim que aparecer! O acúmulo de tarefas nos deixa nervosos, irritados e ansiosos. Reserve sua agenda para anotar itens importantes que lhe tomarão mais tempo e precisam ser feitos com calma, num momento adequado.

4. Organize seu ambiente de estudo

Geralmente, temos um lugar na nossa casa que se torna nosso cantinho do estudo. Pode ser uma mesa na sala, uma escrivaninha no quarto ou qualquer outro móvel. Mas tenha esse lugar organizado, limpo e reservado para você. Aposto que muitas vezes você estava preparado para fazer algo, mas ao topar com uma “baguncinha” ali, a cama ou o sofá lhe pareceram bem mais agradáveis, não foi? Mas isso não ajuda na sua produtividade.

Estas foram as orientações de hoje. Continue nos acompanhando que estaremos juntos durante todo o ano te guiando até a aprovação. Até mais!

 
Quer estudar com o melhor material preparatório para o Enem? Então clique aqui e obtenha as Apostilas Enem 2016 do nosso Portal!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *