4 Cuidados Indispensáveis na Preparação para o Enem

A preparação para o exame nacional do ensino médio (Enem) envolve muito foco e comprometimento por parte dos candidatos. Afinal, são meses (e até anos) de estudos.

Entretanto, não é apenas o tempo de dedicação que decide quem serão os estudantes que terão os melhores desempenhos. A qualidade e a eficiência nos estudos também são fundamentais.

Pensando nisso, separamos 4 cuidados indispensáveis para os candidatos inscritos no Enem. Em outras palavras, dicas que trazem diversas armadilhas que muitos vestibulandos acabam caindo quando estão estudando para o exame. Leia atentamente cada um dos itens abaixo para não não ser uma das vítimas.

1 – Estudar apenas matérias de sua área

Nós sabemos que o SiSU, na hora de selecionar os candidatos, confere pesos diferentes para cada área. Entretanto, o exame é extremamente interdisciplinar. Ou seja, muitas questões, para serem resolvidas, necessitam de conhecimentos de diversas áreas. Além disso, é muito mais fácil ter melhoras acentuadas em matérias de menor domínio.

Portanto, não cometa esse erro de estudar apenas matérias de acordo com a área de sua escolha! Estude TODAS as áreas e disciplinas.

2 – Não realizar simulados

“Jogo é jogo, treino é treino”. Essa frase é muito utilizada no meio futebolístico. Mas com certeza serve para qualquer vestibulando, pois a tensão na hora de realizar o Enem só será sentida, de fato, na hora da prova.

Assim sendo, é de suma importância realizar diversos simulados ao longo dos meses que antecedem o exame. Afinal, não há dúvidas de que essa é a melhor forma de se aproximar das dificuldades e da ansiedade que encontrará no momento do “jogo”.

Nesse aspecto, recomendamos a Plataforma de Simulados do InfoEenem. Um ambiente totalmente virtual, que você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora, que fornece diversos simulados por mês. Vale a pena conferir.

3 – Subestimar a teoria que envolve a redação

Treinar redação não é apenas “escrever” bastante. Muito longe disso.

Claro que produzir diversos textos é importantíssimo, mas conhecer os aspectos teóricos de um texto dissertativo-argumentativo, tipo textual exigido no Enem, traz muito mais segurança para uma produção convincente.

Clique aqui e conheça a apostila de redação do infoEnem. Um ebook que, além de trazer todo o embasamento teórico da redação, mostra exemplos e análises de diversos temas que já apareceram ao longo dos anos no exame.

4 – Deixar de lado o aspecto emocional

Para conseguir um bom desempenho, o candidato precisa estar com o equilíbrio emocional em dia. Não pode estar nem cansado e nem ansioso. Portanto, saber dosar a quantidade de estudo e de diversão é crucial.

Esses são os principais cuidados que todo estudante deve ter na preparação para o Enem. Agora, com eles em mente, você pode acelerar seus estudos e ter a certeza que não irá tropeçar no meio do caminho.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *