3 técnicas de estudo obrigatórias para o Enem 2014

As inscrições para o Enem 2014 vão se aproximando (tudo indica que devem ser abertas no mês de maio) e aqueles que terão suas notas entre as melhores no exame certamente já estão se preparando a todo vapor.

Entre as diversas estratégias e maneiras de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio, algumas seguramente são mais eficazes e certeiras que outras. E é exatamente disso que trataremos no artigo de hoje. Independentemente de estar cursando o terceiro ano do ensino médio, realizando cursinho preparatório ou estudando por conta em casa, você deve OBRIGATORIAMENTE incluir as técnicas descritas abaixo se quiser detonar e conseguir um ótimo resultado no Enem.

Após a leitura reflita se você segue estas estratégias de fato e, caso perceba que está pecando em alguma ou todas elas, comece a se disciplinar agora mesmo!
 

1- Leia, assista e mantenha-se atualizado

Certamente você já leu e ouviu dizer que ficar por dentro do que está rolando pelo Brasil afora é importante para quem vai prestar o Enem. Mas a pergunta é: Será que você realmente está fazendo isso? Julgamento do mensalão, eleições 2014, acidentes nas obras dos estádios da copa, protestos e manifestações, tensões internacionais e terremotos no Chile são apenas alguns exemplos de fatos a serem acompanhados.

Crie o hábito de seguir os noticiários e de se interessar pelo que está acontecendo de mais importante. Não dá para se preparar para um exame como o Enem alienado a assuntos como economia e política, concorda? Isso não significa que você deve, por exemplo, assistir as notícias na TV e ler os jornais todos os dias. Mas busque entender os assuntos mais comentados no meio em que vive e formar opiniões sobre cada um deles. Um grande aliado nesse sentido é a internet.

Tenha em mente que boa parte das questões do exame tratam de assuntos amplamente discutidos na mídia e, conhecê-los previamente, tornará sua vida mais fácil frente a estes exercícios. Além disso, você corre o risco de se informar com antecedência do possível tema da redação, bem como treina a capacidade de leitura, exigida exaustivamente nos dois dias de prova.

Uma última recomendação que fica aqui é para que você não ignore os fatos e acontecimentos importantes do ano de 2013, pois há grande possibilidade de, neste exato momento, a prova do Enem 2014 já estar pronta. Portanto, assuntos polêmicos do ano passado podem sim, perfeitamente, cair na próxima edição do exame.
 

2- Escreva redações semanalmente

Eis outra estratégia da qual todo candidato já deve ter ouvido falar, porém poucos a seguem de fato. A regra aqui é simples. Qual a melhor forma de aprender a dançar com maestria? Dançando, é claro! Na escrita da redação, não é diferente. Por isso o candidato que deseja conseguir uma pontuação satisfatória na redação deve escrever, no mínimo, um texto por semana.

Para aqueles que estudam sozinhos, não vale a desculpa de não saber sobre qual tema escrever e de não ter um professor para corrigir. Você pode escrever uma redação para cada um dos 20 possíveis temas separados pela nossa equipe neste artigo. Quanto a correção, além de sites que oferecem o serviço, você pode pedir para amigos e familiares para lerem e opinarem sobre suas produções.

E nada de escrever no computador! Na hora da prova você terá cerca de 30 apertadas linhas para escrever sua dissertação a caneta preta, então é assim que deve praticar!
 

3- Participe de simulados e resolva provas anteriores do Enem

Essa técnica segue a mesma regra da anterior, porém é válida para a prova objetiva. Fazer simulados e edições anteriores do exame que vai prestar lhe trará inúmeras vantagens. Além de chegar no dia prova mais confiante e totalmente adaptado as condições e ao ambiente que vai encontrar, saberá exatamente qual método é mais eficiente para você na hora H (resolver questões fáceis primeiro depois difíceis, redação antes e questões depois etc.).

Além disso, seus resultados nos simulados e provas antigas lhe darão informações importantes para que avalie como anda seu estudo, permitindo analisar no que você está bem e o que precisa melhorar, para a partir daí traçar novas estratégias.

Nossa dica neste tópico é para que busque um material diferenciado como nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem mais de 900 questões das últimas 5 edições do exame resolvidas, explicadas e comentadas por professores especialistas no Enem. CLIQUE PARA SABER TUDO SOBRE NOSSAS APOSTILAS.

Compartilhar

4 Comentários

Manu

Estou sempre de olho nas informações sobre o exame Enem, Não tirei uma boa nota mais agora vou mim esforçar mais e com a ajuda de vocês sei que irei molhorar

Responder

Mari

Parabéns pela brilhante iniciativa, o acompanhamento me ajuda muito! Obrigada!

Responder

soraia

Tenho acompanhado diariamente todas as informações sobre o exame do ENEM….não quero ficar de fora!!! estou me preparando a cada dia; vossas dicas são de grande importância!! vamos nessa, estudar, para sair na frente no maior exame nacional, o ENEM!
Este manual irá, certamente, me ajudar.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *