Veja qual foi o tema da redação do Enem prisional

Por InfoEnem

A última quarta-feira, 5 de dezembro, marcou o encerramento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio aplicado em unidades prisionais e socioeducativas. Neste dia os candidatos resolveram as questões de Códigos e Linguagens, Matemática, além da redação, cujo tema sempre cria expectativas.  E, da mesma maneira que ocorreu no exame tradicional, o tema da redação surpreendeu novamente. O assunto desta edição foi a questão “O Grupo fortalece o indíviduo?”

Normalmente esperam-se temas relacionados a questões mais amplas e atuais, como a Conferência Rio +20, bullying, entre outros. Entretanto, apesar de trazer uma questão atemporal, a redação do Enem Prisional 2012 apresentou textos de apoio relacionados a fatos de diferentes épocas.

O primeiro texto abordava a temática da criação do Sindicato dos Bancários de São Paulo e citava a mobilização dos funcionários para a criação da Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo, em abril de 1923. O texto também falava sobre a primeira greve da categoria, em 1932.

Já o segundo texto de apoio recorre a um fato deste ano, trazendo uma fala do jogador do Corinthians Jorge Henrique, que afirma que a união do time foi importante para a conquista do título da Libertadores deste ano.

O último texto motivador também remete a atualidade, pois informa sobre a 2ª edição da Marcha das Vadias, ação que chamou a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não informou se os participantes do Enem aplicado a unidades prisionais e socioeducativas terão acesso ao espelho da correção da redação, assim como ocorrerá no exame tradicional. O gabarito das provas objetivas será divulgados até o dia 10 de dezembro, no site do Inep. Os resultados finais só poderão ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.

 

Veja também:

Comentários

florisvaldo leite silva

Excelente trabalho. É muito importante quando as pessoas têm as informações.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>