Saiba quais documentos serão aceitos no Enem 2013

Os milhões de estudantes que estão inscritos no Enem de 2013, que acontece no próximo final de semana, já não têm muito mais o que estudar. Claro que alguns ajustes aqui ou um resumo ali pode ajudar. Mas como a preparação para o exame envolve a dedicação de um ano inteiro, neste momento, a regra é tirar o pé do acelerador.

É hora de praticar exercícios físicos moderados, descansar a cabeça e dormir bastante. Só assim você irá bem fisicamente para a prova.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que você não tenha surpresas desagradáveis na hora de começar o exame. Em outras palavras, saber o que você deve levar para a prova é fundamental.

De forma prática, vamos a lista dos documentos que serão aceitos como forma de identificação do candidato, conforme consta no site do Inep:

  • cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal; ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Corporação;
  • Certificado de reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

Ainda referente aos documentos, algumas dúvidas são bastante frequentes entre os participantes. São elas:

1. Posso apresentar o xerox do documento?
Não! Serão aceitos apenas os documentos originais acima listados.

2. E se perdi ou roubaram meus documentos? Como fazer?
O candidato que não tiver em mãos o documento de identificação original (com foto) nos dois dias do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. O candidato será encaminhado à identificação especial, que será feita através da coleta de informações e da assinatura do participante em formulário próprio. Depois desses porcedimentos, o mesmo poderá realizar a prova normalmente.

3. Meu documento de identidade está vencido! O que fazer?
O candidato que apresentar o documento de identificação original vencido, com foto que não permita a identificação dos seus caracteres ou suscite dúvidas quanto à sua assinatura, poderá fazer as provas normalmente, desde que se submeta a identificação especial, que será feita através da coleta de dados e de sua assinatura em formulário próprio.

4. É necessário apresentar meu cartão de inscrição na hora da prova?
Não! Basta um dos documentos elencados anteriormente.

Dessa forma, acreditamos que você não tem mais dúvidas quanto as documentações necessárias para realizar as provas do Enem 2013, certo?

Continue nos acompanhando que, em breve, falaremos sobre o que você deve, o que pode e o que não pode levar na hora da realização das provas.

Compartilhar

Comentários

Monicelle

Muito Obrigada! Muito importante esses lembretes.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *