Resolução comentada das provas do Enem 2013

Por InfoEnem

Após a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no último final de semana, a inquietação dos candidatos para saber seu desempenho é grande. A liberação de gabaritos extra-oficias imediatamente após o término do exame ameniza um pouco a ansiedade, porém o resultado será publicado somente no início do ano que vem.

Como a prova do Enem é muito extensa, composta de 180 questões objetivas, sempre haverá itens polêmicos que geram dúvidas por possuir respostas diferentes em gabaritos extra-oficiais de distintos colégios e cursinhos. Essas questões serão sanadas somente amanhã, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irá liberar em seu Portal o gabarito oficial do Enem 2013.

Além disso, é comum o candidato encerrar as provas e gravar certas questões que o deixaram mais curioso sobre a resposta/resolução. Inclusive já recebemos vários e-mails de leitores indagando sobre a explicação e solução de muitas delas. Neste momento de espera dos resultados, o interessante é que os estudantes busquem mesmo sanar tais dúvidas, seja com professores na escola seja na internet.

Por esse motivo trazemos hoje a resolução comentada do Enem 2013, realizada por professores do Curso e Colégio Objetivo logo após o encerramento das provas e disponibilizado no página de Educação do site da UOL. Reforçamos que o grupo que produziu o material para o UOL possui professores altamente qualificados, razão pela qual optamos por indicar suas resoluções.

A navegação é bem tranquila e intuitiva. As questões correspondem ao caderno Amarelo de provas e estão separadas pelo dia de aplicação e pela área equivalentes (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos). Basta clicar no número da questão de interesse que esta irá aparecer no lado direito da tela, juntamente com a opção correta e resolução. Também há comentários sobre o que se esperava da redação dos candidatos.

Continue atento e nos acompanhando, pois amanhã iremos disponibilizar o gabarito oficial do Enem 2013 (após divulgação do Inep) e na quinta-feira nossa coluna sobre redação trará uma análise e comentários sobre o tema deste ano.

Clique para ver a resolução comentada do Enem 2013

9 Comentários

João

Um site que se propõe a falar sobre educação tem de escolher muito bem seus profissionais. É inadmissível erros como ” sempre haverão” (verbo haver com sentido de existir, é sempre singular). Essa mania de entupir as redações de estagiários mal formados está sucateando alguns veículos de comunicação!

Responder

InfoEnem

Olá João.
Pedimos desculpas pelo nosso erro e agradecemos a contribuição. O mesmo já foi corrigido. São leitores atentos e exigentes como o senhor que tornam nosso espaço cada vez melhor. Abraços
Fernando

Responder

MENINA

JOÃO, NÃO TEMOS COMO TER NOÇÃO E CERTEZA DE TUDO, MUITAS VEZES ERRAREMOS. POR ISSO, NÃO É PORQUE ALGUÉM ERRA QUE DEVE SER CONSIDERADO INCOMPETENTE OU MAL FORMADO. NO GERAL LIDAMOS COM PESSOAS COM QI NORMAL E QUE TÊM SUAS DIFICULDADES EM ALGUMA ÁREA,APENAS GÊNIOS PODEM TER A POSSIBILIDADE DE SEREM BONS EM TUDO. ASSIM COMO VOCÊ É ”PERFEITO” NA PRÁTICA DA LINGUAGEM E ESCRITA PADRÃO, NÃO ACREDITO QUE TAMBÉM POSSA SER PERFEITO EM MATEMÁTICA, FÍSICA,ETC, POIS TEMOS PONTOS FORTES E FRACOS DEPENDENDO DA ÁREA E A POSSIBILIDADE DE ERRO É IMINENTE.
VOCÊ FOI MUITO INFELIZ EM AFIRMAR QUE CERTOS TIPOS DE ERRO SÃO INADMISSÍVEIS, QUEM É VOCÊ PARA CLASSIFICAR ERROS ADMISSÍVEIS OU INADMISSÍVEIS COM TODA ESSA ARROGÂNCIA.
PROVAVELMENTE VOCÊ DEVE SER UM INTELIGENTE FRUSTRADO, OU MELHOR, UM BURRO QUE SE ACHA INTELIGENTE.

Responder

Carlos Adir

Quero dizer que a resolucao de uma questao de matematica, especificamente a 168 da prova amarela, ou 143 da rosa, que está errada no gabarito. Porque o resultado seria
(56;30)
Vejamos, o baricentro, é o centro de equilibrio, e está certo que o ponto pertenca ao segmento DC(onde D é a mediatriz dos pontos A e B). Mas quando fala-se de que o baricentro é equidistante aos pontos A e C. ou seja,
d(D,A)=d(D,C). Isso só ocorre em triangulos equilateros ou isoceles, oque não é o caso do triangulo descrito na questão.
Caso seja necessário, eu demonstraria com prazer

Responder

fabio

ola sr. carlos, gostaria de saber, onde encontro todos os calculos da prova do enem de matematica , este e o meu face ,fabioiguatu70@hotmail.com

Responder

emilly

essa prova foi boa demais

Responder

Jessica

Boa noite, vou tentar esse ano o enem novamente, tiro notas regulares, porem não consigo entrar em nenhum curso queria muito saber algumas dicas para redação e saber se esse guia 2014(em que tenho que colocar o meu email) é seguro? estou recebendo muita pressão e quero muito entrar para a faculdade, por favor me deem uma ajuda.
Desde já agradeço!

Responder

InfoEnem

Olá Jéssica,
É seguro sim. Ao tornar-se nossa assinante, a sra. receberá o Manual do Enem 2014 e também todas as nossas dicas e notícias diárias sobre o exame. E tudo de graça!
Aproveite!
Abs,
Matheus

Responder

cesar

jjoão, hey jão..kd vc..?kkkkkkkkkkkkk

Menina má….srsrs mandou V!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>