22/07/2014

Resolução comentada das provas do Enem 2013

 

Após a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no último final de semana, a inquietação dos candidatos para saber seu desempenho é grande. A liberação de gabaritos extra-oficias imediatamente após o término do exame ameniza um pouco a ansiedade, porém o resultado será publicado somente no início do ano que vem.

Como a prova do Enem é muito extensa, composta de 180 questões objetivas, sempre haverá itens polêmicos que geram dúvidas por possuir respostas diferentes em gabaritos extra-oficiais de distintos colégios e cursinhos. Essas questões serão sanadas somente amanhã, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irá liberar em seu Portal o gabarito oficial do Enem 2013.

Além disso, é comum o candidato encerrar as provas e gravar certas questões que o deixaram mais curioso sobre a resposta/resolução. Inclusive já recebemos vários e-mails de leitores indagando sobre a explicação e solução de muitas delas. Neste momento de espera dos resultados, o interessante é que os estudantes busquem mesmo sanar tais dúvidas, seja com professores na escola seja na internet.

Por esse motivo trazemos hoje a resolução comentada do Enem 2013, realizada por professores do Curso e Colégio Objetivo logo após o encerramento das provas e disponibilizado no página de Educação do site da UOL. Reforçamos que o grupo que produziu o material para o UOL possui professores altamente qualificados, razão pela qual optamos por indicar suas resoluções.

A navegação é bem tranquila e intuitiva. As questões correspondem ao caderno Amarelo de provas e estão separadas pelo dia de aplicação e pela área equivalentes (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos). Basta clicar no número da questão de interesse que esta irá aparecer no lado direito da tela, juntamente com a opção correta e resolução. Também há comentários sobre o que se esperava da redação dos candidatos.

Continue atento e nos acompanhando, pois amanhã iremos disponibilizar o gabarito oficial do Enem 2013 (após divulgação do Inep) e na quinta-feira nossa coluna sobre redação trará uma análise e comentários sobre o tema deste ano.

Clique para ver a resolução comentada do Enem 2013

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. João says:

    Um site que se propõe a falar sobre educação tem de escolher muito bem seus profissionais. É inadmissível erros como ” sempre haverão” (verbo haver com sentido de existir, é sempre singular). Essa mania de entupir as redações de estagiários mal formados está sucateando alguns veículos de comunicação!

    • InfoEnem says:

      Olá João.
      Pedimos desculpas pelo nosso erro e agradecemos a contribuição. O mesmo já foi corrigido. São leitores atentos e exigentes como o senhor que tornam nosso espaço cada vez melhor. Abraços
      Fernando

    • MENINA says:

      JOÃO, NÃO TEMOS COMO TER NOÇÃO E CERTEZA DE TUDO, MUITAS VEZES ERRAREMOS. POR ISSO, NÃO É PORQUE ALGUÉM ERRA QUE DEVE SER CONSIDERADO INCOMPETENTE OU MAL FORMADO. NO GERAL LIDAMOS COM PESSOAS COM QI NORMAL E QUE TÊM SUAS DIFICULDADES EM ALGUMA ÁREA,APENAS GÊNIOS PODEM TER A POSSIBILIDADE DE SEREM BONS EM TUDO. ASSIM COMO VOCÊ É ”PERFEITO” NA PRÁTICA DA LINGUAGEM E ESCRITA PADRÃO, NÃO ACREDITO QUE TAMBÉM POSSA SER PERFEITO EM MATEMÁTICA, FÍSICA,ETC, POIS TEMOS PONTOS FORTES E FRACOS DEPENDENDO DA ÁREA E A POSSIBILIDADE DE ERRO É IMINENTE.
      VOCÊ FOI MUITO INFELIZ EM AFIRMAR QUE CERTOS TIPOS DE ERRO SÃO INADMISSÍVEIS, QUEM É VOCÊ PARA CLASSIFICAR ERROS ADMISSÍVEIS OU INADMISSÍVEIS COM TODA ESSA ARROGÂNCIA.
      PROVAVELMENTE VOCÊ DEVE SER UM INTELIGENTE FRUSTRADO, OU MELHOR, UM BURRO QUE SE ACHA INTELIGENTE.

  2. Carlos Adir says:

    Quero dizer que a resolucao de uma questao de matematica, especificamente a 168 da prova amarela, ou 143 da rosa, que está errada no gabarito. Porque o resultado seria
    (56;30)
    Vejamos, o baricentro, é o centro de equilibrio, e está certo que o ponto pertenca ao segmento DC(onde D é a mediatriz dos pontos A e B). Mas quando fala-se de que o baricentro é equidistante aos pontos A e C. ou seja,
    d(D,A)=d(D,C). Isso só ocorre em triangulos equilateros ou isoceles, oque não é o caso do triangulo descrito na questão.
    Caso seja necessário, eu demonstraria com prazer

    • fabio says:

      ola sr. carlos, gostaria de saber, onde encontro todos os calculos da prova do enem de matematica , este e o meu face ,fabioiguatu70@hotmail.com

  3. emilly says:

    essa prova foi boa demais

  4. Jessica says:

    Boa noite, vou tentar esse ano o enem novamente, tiro notas regulares, porem não consigo entrar em nenhum curso queria muito saber algumas dicas para redação e saber se esse guia 2014(em que tenho que colocar o meu email) é seguro? estou recebendo muita pressão e quero muito entrar para a faculdade, por favor me deem uma ajuda.
    Desde já agradeço!

    • InfoEnem says:

      Olá Jéssica,
      É seguro sim. Ao tornar-se nossa assinante, a sra. receberá o Manual do Enem 2014 e também todas as nossas dicas e notícias diárias sobre o exame. E tudo de graça!
      Aproveite!
      Abs,
      Matheus

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.