24/10/2014

Regras para bolsas remanescentes do Prouni 2012

 

Através da Assessoria de Comunicação Social, o MEC divulgou nesta sexta-feira (23) as regras para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni).

As instituições de ensino superior participantes do programa  que ainda possuírem bolsas disponíveis para o primeiro semestre de 2012 poderão realizar, a partir da próxima segunda-feira, 26 de março, processo seletivo próprio para seleção de candidatos. O prazo para a concessão das bolsas é até 5 de abril.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, as bolsas poderão ser concedidas de acordo com a classificação dos candidatos em processo seletivo próprio, inclusive vestibular, para as turmas iniciadas no primeiro semestre de 2012 ou ainda conforme desempenho acadêmico, avaliado pela própria instituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao primeiro semestre de 2012.

Os estudantes interessados em candidatar-se às bolsas, deverão atender a todos os critérios exigidos pelo programa em relação à renda e à escolaridade. As bolsas do Prouni são concedidas a estudantes que tenham renda familiar por pessoa de até três salários mínimos e tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Para os professores da rede pública de ensino, que se candidatem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, não é exigido a comprovação de renda.

As instituições que optarem por conceder as bolsas remanescentes de acordo com as regras definidas na portaria, deverão seguir os critérios para todas as bolsas ainda disponíveis em todos os cursos. As bolsas eventualmente não preenchidas serão oferecidas no próximo processo seletivo do Prouni, no início do segundo semestre.

 

Notícias relacionadas:


Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. LAÍSSA MARIA FERNANDES E SILVA says:

    BOA TARDE ,ESTOU AGUARDANDO O RESULTADO DO ENEM DE 2011,O MEU SONHO É FAZER FACULDADE,MAS PRA ME PAGAR EU NÃO TENHO CONDIÇÕES,CONTO COM A AJUDA DA NOTA DO ENEM E ATÉ HOJE NADA.CONTINUO AGUARDANDO

    BOA TARDE,FICA COM DEUS.

    • InfoEnem says:

      Laissa, as notas do Enem foram divulgadas em dezembro!
      Veja: http://www.infoenem.com.br/resultado-enem-2011/.
      Você perdeu o período de inscrições do Sisu e também do ProUni, agora só poderá disputar vagas para o 2º semestre. Boa sorte!

      • Rosineide dos Santos Lucena says:

        Maceió – AL estar fazendo parte do sisu 2º semestre 2012?

        • InfoEnem says:

          Olá Rosineide, respondendo sua pergunta, infelizmente nenhuma instituição de ensino superior no estado de Alagoas esta participando do Sistema de Seleção Unificado (SISU) neste segundo semestre. Qualquer duvida entre novamente em contato conosco. Obrigado pelo contato e pela visita!

  2. Ramon Santos says:

    Boa tarde,realizei o Enem 2012 porém acabei não me inscrevendo na seleção do primeiro semestre do Prouni,gostaria de saber se haverá uma outra seleção para o segundo semestre e se posso utilizar a mesma nota do Enem? Porque já procurei por muitos lugares e em nenhum deles consegui um cronograma informando as datas de uma segunda seleção,desde já obrigado pela atenção
    Fico no aguardo,boa tarde!

    • InfoEnem says:

      Olá Ramon boa tarde!

      Provavelmente haverá outra seleção para ingresso no segundo semestre sim, porém as datas ainda não foram divulgadas. Ano passado a seleção ocorreu no mês de junho, é bem provável que este ano seja na mesma época que em 2011. Você não só pode como deve utilizar as notas do Enem 2011, pois será o critério de seleção do ProUni 2012/2. Com relação ao cronograma você deve ficar atento ao site do ProUni e visitar regularmente nosso portal, pois geralmente o MEC divulga o período em que as inscrições estarão abertas com pouco tempo de antecedência. Divulgaremos aqui no InfoEnem assim que o MEC liberar as datas. Qualquer outra dúvida nos escreva Ramon. Tenha uma boa noite!

      Matheus Andrietta

  3. Ana Lúcia says:

    Oi Boa noite , preciso de uma informação sobre as vagas remanescentes do prouni , amanha acaba o prazo
    Gostaria de saber onde encontro o cadastro de inscrições , atraves do prouni ou da faculdade ?
    Quais sao os meios pra me candidatar caso haja vaga no meu interesse, ja que nao conseguir classificação antes.
    Aguardo retorno.
    Obrigada !

    • InfoEnem says:

      Olá Ana Lúcia!

      Você deve procurar pelas inscrições diretamente no site da faculdade. Lá também deve constar se há ou não vagas do seu interesse, e se houver, também deve explicar o que fazer para se candidatar. Sugiro que busque por todas estas informações diretamente no site da faculdade.
      Obrigado pelo contato e qualquer dúvida nos escreva!

      Matheus Andrietta

  4. Malaquias Paulino says:

    Bom dia!!!

    Fui pre-selecionado pela 1º convocação da Lista de espera do PROUNI 2012, comprovei todas as informações e a IES aprovou minha inscrição e começei o curso escolhido. Porem, ocorreu da secretaria da IES me solicitar para informar que minha bolsa não tinha sido aprovada, mesmo eu ja estado a duas semana cursado na faculdade. A justificativa da IES foi que o prouni havia cortado as vagas disponiveis e por esse motivo minha nota não alcaçaria a vaga.

    Me ficou a duvida… Esse tipo de procedimento é normal??? Mesmo a IES ja ter me aceitando e eu ja estar em curso???

    O que posso fazer para verificar a verdade desses fatos???

    Eu tambem posso me canditadar para uma das bolsas remanescentes do Prouni 2012 (1º SEM)??? E em qualquer IES???

    Aguardo…

    Desde ja agradeço.

    Grato!!!

    Malaquias Paulino

    • InfoEnem says:

      Boa tarde Malaquias!

      A justificativa da IES para informar que você não conseguiu a bolsa foi de que o Prouni havia cortado as vagas para o curso que pretendia. Sua situação não está muito clara, mas de qualquer forma a IES deveria ter lhe avisado que não conseguiria a bolsa antes de você se matricular e iniciar as aulas. Sugiro que esclareça isso e que também procure confirmar se a informação de que o Prouni cortou as bolsas realmente é verdadeira, pois acho estranho o programa incluir determinadas bolsas e depois cancelar. Veja essa notícia, http://www.infoenem.com.br/lista-de-instituicoes-do-prouni-2012/, deve conter alguns dados sobre as bolsas da IES em que se matriculou. Agradeço o seu contato e desejo boa sorte Malaquias, qualquer dúvida saiba que pode contar conosco!

      Matheus Andrietta

  5. valdice maria souza do nascimento says:

    Fui aprovada no prouni , foi entregue todos os documentos necessário , mas até hoje não consegui fazer a minha matricula na faculdade . O que posso faze?

    • InfoEnem says:

      Olá Valdice você precisa saber porque não consegue fazer a matrícula. Sugiro que entre em contato imediatamente com a faculdade. Qualquer dúvida volte a escrever. Obrigado pela visita!

  6. maria cheyse luciano gama says:

    olá,sou aluna da faculdade de ciências médicas da paraíba, e tenho prouni de 50%,porém estou com dificuldade em continuar o curso por condições financeiras, quero saber se existe a possibilidade de ajuda e a quem deve recorrer,se há condições de financiamentos do restante do curso,estou no 6 período de fisioterapia,aguardo vossa resposta.

    • InfoEnem says:

      Olá Maria, você tem a possibilidade de financiar o restante da sua mensalidade através do Fundo do Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa do Ministério da Educação. Você só começa a pagar o valor financiado depois que se formar. Dê uma olhada no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ para entender melhor o programa. Obrigado pela visita e boa sorte!

  7. cintia says:

    olá, fui aprovada no prouni do ano passado e ganhei uma bolsa integral, porém por problemas de saúde não pude ingressar na faculdade (mas fiz a matrícula), a faculdade é distante da minha cidade fica difícil de ir até lá. Gostaria de saber se posso troca a bolsa por ensino a distância e o que faço para garantir a bolsa?

    • InfoEnem says:

      Não sei afirmar se há como garantir a bolsa Cintia, porém creio que não é possível fazer a troca por ensino a distância. O que você pode fazer é consultar na faculdade se é possível fazer transferência da bolsa para uma instituição mais próxima de sua casa. Desejo boa sorte!

  8. Felipe Azevedo says:

    Boa noite, irei me cadastrar ao PROUNI do 2° semestre de 2012 agora. Gostaria de saber se a nota que sera utilizada será a do ENEM do 2° semestre de 2011 ou se será ao de agora do 1° semestre de 2012?

    • InfoEnem says:

      Olá Felipe, será usada a nota do Enem 2011, o Enem do primeiro semestre de 2012 foi cancelado. Obrigado pela visita!

  9. Gelciane F. Vieira says:

    Boa tarde, foi contemplada com uma bolsa do proune no dia 17/04/12 na instituição em que estudo, mas so fiquei sabendo a uns dias atras,pois foi uma mensagem recebida por e-mail, como somente foi ler esta mensagem muito tempo de depois, gostaria de saber, o que fazer? se tem que assinar algum documento?ou se tem algum tempo determinado?…

    desculpe errei a data da mensagem recebida! se puderem me ajudar ,desde ja agradeço

    • InfoEnem says:

      Olá Gleiciane, como você perdeu o prazo para levar a documentação comprovando sua condição financeira, é provável que tenha perdido também a bolsa. Sugiro que entre em contato com a instituição imediatamente explicando o que aconteceu e veja se ainda é possível fazer alguma coisa. Agradeço pela visita e desejo boa sorte.

  10. Gelciane F. Vieira says:

    Bom dia! obrigado por ter me respondido,bom eu levei documentos comprovando a minha condição financeira,na verdade duas vezes, na primeira, todos os documentos exigidos na lista de espera, umas duas semanas depois o coordenado da faculdade me ligou, pedindo pra mim levar novamente alguns documentos, 3 ultimas contra cheques e comprovante de endereço, por que ele não havia encontrato os documentos que levei antes, fiz o que ele me pediu, a explicação ele deu,foi que havia 2 bolsa p/ o meu curso, e 2 alunas com a nota maior que a minha, se por acaso não desse certo com uma delas,eu ficaria com a bolsa, depois procurei saber o resultado, mas ninguem tinha informação para me passar, tempos depois,que fui ver a mensagem no meu e-mail. Obrigada.

  11. Rosineide dos Santos Lucena says:

    Maceió – AL estar fazendo parte do sisu 2º semestre 2012 ?

  12. ewerton says:

    Bom dia, fui pré seleciondo em duas IES em que fiz inscrição, eu posso escolher uma delas, ou ficar somente com a 1° opção?

    • InfoEnem says:

      Olá Ewerton, creio que você é obrigado a ficar com sua primeira opção. Sugiro que confirme essa informação diretamente no atendimento do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 616161. Agradeço a visita!

  13. vanessa says:

    ola’ fui selecionada na primeira chamada do prouni com 50%,gostaria de saber se a inscrição é paga,pois nao estou preparada financeiramente no momento mais como é meu sonho fazer faculdade,gostaria de saber se posso pelo menos fazer minha inscrição e trancar os estudos e se eu perco a bolsa fazendo isso?

    • InfoEnem says:

      Olá Vanessa, creio que a inscrição é gratuita, porém sugiro que você confirme essa informação diretamente na instituição que vai cursar. Com relação a se matricular e depois trancar a matrícula, não sei informar se isso pode fazer com que você perca a bolsa. Sugiro que entre contato com o MEC pelo telefone 0800 616161 para sanar esta dúvida. Obrigado pela visita e boa sorte!

  14. Alcides Alves says:

    Olá gostaria de saber se tenho direito a me canidatar a bolsa remanescentes, sendo que eu tenha ganho meia bolsa no prouni e já esteja matriculado na faculdade caso exista bolsas remanescente tenho chance de ganhar a bolsa integral no caso que não tenham sido prenchida no tempo estabelecido?

    • InfoEnem says:

      Olá Alcides, você só tem direito a concorrer as bolsas remanescentes se tiver participado do Prouni 2012/2, que teve suas inscrições abertas no final de junho e início de julho, se cadastrando na lista de espera. Essa é a única maneira de disputar as bolsas não preenchidas. Obrigado pela visita, volte sempre!

  15. Olá boa noite! Me ajudem estou com muita duvida. Assim que se iniciou o prazo de divulgação da lista de espera do prouni, entrei em contato por diversas vezes com a faculdade e eles diziam que eu deveria aguardar um email da instituição. Liguei durante toda semana e nada, achei estranho, porque conforme o mEC é obrigação da faculdade divulgar a lista. Então, resolvi me dirigir ate a faculdade e chegando la o atendente perguntou meu nome, consultou uma lista e pediu pra eu levar a documentação, mas mesmo assim ele disse que a lista nao era divulgada. Mesmo eu não redebendo email e eles nao divulgando a lista, Se eu entreguei a documentação é porque minha vaga ja esta garantida ou não? (lógico se a minha documentação estiver tudo ok).

    • InfoEnem says:

      Ola Rafael,

      Não tem jeito! Essas dúvidas só podem ser sanadas na própria instituição. Pressione-os! A divulgação, de fato, é obrigatária!

  16. lizandra cibele da silva viana says:

    Ola boa tarde!!!
    CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS PROUNI – PRIMEIRA CHAMADA DA LISTA DE ESPERA
    meu nome costa nesta lista de pre – selecionados o q isso siginifica?
    e se eu conseguir uma bolsa e ter perdido a data de levar a documentaçao na faculdade o que devo fazer?
    poruqe se realmente eu conseguir a faculdade nao mandou nenhum email e nao me informou de nada!! por favor me responda estou desesperada! fica com Deus.

    • InfoEnem says:

      Olá Lizandra! Se seu nome consta na lista significa que você conseguiu a bolsa do Prouni. Porém se perdeu o prazo para entrega da documentação eles consideram que você desistiu da bolsa e automaticamente perde a mesma. Mas se acalme, sugiro que entre em contato imediatamente com a instituição para saber qual é a sua situação e o que pode ser feito. Desejo desde já boa sorte e agradeço pelo contato!

      Matheus Andrietta

  17. Thais says:

    Olá, estava fazendo um curso que ganhei pelo prouni em uma faculdade particular…. ganhei uma vaga em uma Universidade Federal… como não sabia se poderia assumir lá, liguei na Universidade e perguntei se poderia começar a estudar, mesmo fazendo outro curso pelo prouni… a moça que conversou comigo disse que eu poderia fazer sem problema, comecei na Federal, estou fazendo as duas… um colega disse que isso não pode ser feito, agora estou comedo de perder a minha bolsa na faculdade particular. Como devo agir ??

    • InfoEnem says:

      Olá Thaís,

      realmente você não pode acumular uma bolsa e uma vaga em universidade pública. O primeiro passo é fazer a sua escolha. Depois você deve ligar na central de atendimento do Ministério da Educação para pedir as devidas orientações.

      Desejo boa sorte e agradeço usa visita ao infoEnem.

      Matheus

  18. Liliane says:

    Olá fiz o enem 2012 estou participando do Prouni 2013,eu gostaria de saber se posso ganhar uma bolsa de estudos tendo matrícula trancada em faculdade particular a 2 anos?Detalhe:não pretendo mais voltar para a mesma faculdade e fazer o mesmo curso.

    • InfoEnem says:

      Olá Liliane, você pode participar do Prouni 2013 sim. Porém se conseguir a bolsa terá de abandonar completamente o curso que está com matrícula trancada.
      Grato pela visita ao infoEnem, volte sempre!!

  19. Evellyn says:

    Olá Boa tarde …

    Estou cursando uma faculdade particular já fazem 3 anos. porem são 5 anos
    Fiz o enem poderia me inscrever no prouni?? para não pagar os 2 anos que faltam para
    a conclusão do curso???

    • InfoEnem says:

      Olá Evellyn,
      Creio que você pode concorrer a bolsa para os dois últimos anos de curso sim. Sugiro que entre em contato com o MEC (0800 616161) para confirmar a informação.

      Grato pela visita!

  20. aislan says:

    fui reprovado em 3 cadeiras e perdi a bolsa,
    posso conseguir e outra e continuar o meu curso daonde eu parei?

    • InfoEnem says:

      Olá Aislan,
      Não sei afirma com certeza se você pode conseguir outra bolsa e continuar seu curso. Sugiro que entre em contato com o Ministério da Educação para sanar esta dúvida ok? O tel de contato é 0800 616161.
      Agradeço pela visita e desejo boa sorte!!

  21. Ricardo says:

    Por favor tenho uma dúvida, se não for classificado na faculdade que fiz inscrição, posso procurar outra faculdade que tem a vaga no curso que quero ?

    Agradeço se puderem me esclarecer.

    • InfoEnem says:

      Olá Ricardo,
      Infelizmente você não pode alterar sua opção de curso/bolsa após o encerramento das inscrições. Caso não seja pré-selecionado na primeira chamada, que ocorre na quinta-feira (24), você deve aguardar a segunda chamada, prevista para 8 de fevereiro.
      Grato pela visita ao nosso portal, seja sempre bem vindo!
      Matheus Andrietta

  22. Lukas says:

    Olá..
    Passei na primeira opção de curso em uma universidade… no entanto, estou matriculado em uma outra IES privada oqual não pretendo cursar.
    na comprovação de informações afirmei que estudo em outra IES privada,
    corro o risco de perder minha vaga do prouni devido a isso??

    • InfoEnem says:

      Olá Lukas, creio que você não perderá a bolsa por conta disso. Porém é provável que você tenha que abandonar esta outra IES para poder assumir a bolsa Prouni.
      Sugiro que busque confirmar esta informação na instituição em que conseguiu a bolsa ok?
      Grato pela visita, seja sempre bem vindo ao infoEnem.
      Matheus Andrietta

  23. Karen says:

    Olá infoEnem gostaria de informações, meu irmão ganhou uma bolsa em uma instituição, no entanto registra-se um erro na hora da confirmação no site do prouni dizendo: Reprovado por Ausência de Registro do Coordenador do ProUni ou de seu(s) Representante(s). E lá em cima na página dele diz assim: Não houve formação de turma para este curso/turno. Que providências devo tomar. Ele enviou a documentação correta e no prazo.

    • InfoEnem says:

      Olá Karen, como não houve formação de turma (não teve número de alunos matriculados suficiente) para o curso que seu irmão conquistou a bolsa, creio que ele tem direito a bolsa em outro curso, na mesma faculdade. Peço que ligue no Ministério da Educação e confirme a informação (0800 616161).
      Agradeço a visita e desejo boa sorte!
      Matheus Andrietta

  24. Leticia says:

    Boa tarde!
    Eu ganhei uma bolsa de 100% para cursar engenharia, mas descobri logo na primeira semana de aulas que no momento não é essa area que quero. Poderia trancar a matricula e depois de um ano retornar ao curso ou até mesmo troca-lo, sem perder a bolsa?

    • InfoEnem says:

      Olá Letícia, não sei responder com certeza se você pode trancar a matrícula e a bolsa junto. Sugiro que solicite essas informações junto ao Ministério da Educação, através do telefone 0800 616161. Certamente irão sanar sua dúvida e lhe orientar.
      Agradeço sua visita ao infoEnem, volte sempre!
      Matheus

  25. meire gouveia says:

    Olá infoenem!!!!
    Eu fiz o enem 2012 porém acabei não me inscrevendo para a primeira seleção do Prouni,para a seleção do segundo semestre necessito ter me inscrito na primeira seleção do Prouni?
    e quanto a lista de espera entre os dias 24 e 25 de fe/2013.posso me inscrever também ou não??
    Obrigado,me ajude!!
    aguardo resposta!

    • InfoEnem says:

      Olá Meire, vamos as respostas:
      1- Para participar da segunda edição do Prouni 2013 NÃO é necessário ter participado da primeira edição;
      2- Não, só pode se inscrever na lista de espera quem participou do processo de seleção deste primeiro semestre.
      Qualquer dúvida escreva novamente Meire!
      Volte sempre ao infoEnem!
      abs
      Matheus

  26. Raimundo Andrade says:

    Fui selecionado no sisu 1ª opção e me matriculei,porém gostaria de saber se posso participar do prouni do 2º semestre
    Desde já agradeço.

    • InfoEnem says:

      Olá Raimundo,
      Pode participar do Prouni do segundo semestre sim, porém se for contemplado terá que optar por uma das bolsas.
      Grato pela visita, volte sempre ao infoEnem.
      Abs,
      Matheus

  27. Daniele says:

    Participei do enem 2013, e me inscrevi para o prouni 2014 segundo semestre, na primeira chamada fui aprovada na primeira fase e conforme foi solicitado entreguei meus documentos na instituição, seguindo o prazo algum tempo depois entrei em contato com a universidade e fui informada que eu tinha sido reprovada na segunda por não formação de turma do curso no qual me inscrevi. Na segunda chamada também fui aprovada e novamente reprovada por não formação de turma. Mas por meio de alunos da universidade fiquei sabendo que tinha se iniciado turma no curso em que me inscrevi e fui reprovada, e entrando em contato com a instituição me confirmaram que havia realmente turma.

    Eu gostaria de ser informada de porque ocorreu isso…. desde já obrigada

  28. mikeline says:

    ola fiz minha inscriçao nas vagas remanescentes do prouni 2014 e fui reprovada pelo seguinte motivo
    Motivo: Não comprovou renda cadastrada, moradia e despesas.
    mai mandei meu comprovante de residencia(papel de energia) e o valor da renda que recebo mensalmente
    R$102,00 e apos muitas tentativas de contato ligaram pra mim e diseram que eu teria que ter mandado tambem uma declaraçao feita em cartorio pois para ele sou um candidato sem vinculo empregaticio,mais desconsiderei pois um pessoa sem vinculo empregaticio e uma pessoa que trabalha avulso,pessoa que trabalha sem nenhum contrato na carteira,que nao tem nada que comprove que tenha renda.ja eu nao trabalho. entao gente errei em desconsiderao comprovante ou estou certa?

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.