Inscrições para o Vestibular 2013 da UFPE

Por InfoEnem

A partir de amanhã, 20 de novembro, a Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE) abre inscrições para o Vestibular 2013. O prazo segue aberto até 3 de dezembro, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Covest, onde também é disponibilizado o Manual do Candidato.

A taxa de inscrição é de R$100, exceto para o curso de música que é R$110, e deve ser paga até o dia 4 de dezembro. Os pedidos de isenção da taxa poderão ser feitos entre os dias 20 e 23 deste mês, no site da Covest.

Nesta edição, o processo seletivo da UFPE ofertará um total de 6.556 vagas, distribuídas em 98 cursos. Os novos estudantes serão selecionados de duas formas diferentes:

  1. Vestibular tradicional, que preencherá 6.501 vagas. A primeira etapa corresponde ao desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, enquanto as provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano.
  2. Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que preencherá 55 vagas dos cursos de Oceania e Estatística. O Sisu possui período de inscrições próprio e utiliza as notas do Enem como único critério de seleção.

Acesse o quadro de vagas oferecidas pelo Vestibular UFPE 2013

Vestibular UFPE e as cotas

Das 6.501 vagas disponibilizadas através do vestibular tradicional, 1.083 (16,65%) serão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Conforme explicado no site da UFPE, poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

Em cada um dos grupos divididos de acordo com a renda, 62,4% das vagas foram selecionadas para pretos, pardos e indígenas, o que corresponde ao somatório do percentual de pessoas de cada contingente dos beneficiados no Estado de Pernambuco, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. O quadro de vagas indica o quantitativo destinado à livre concorrência e às cotas, detalhado por grupo, curso, entrada e turno.

Consulte o cronograma do Vestibular UFPE 2013

 

Veja também:

 

Comentários

Roberto

num vejo a hora de fazer minha inscrição do vestibular

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>