Inep confirma Enem 2012 Prisional para dezembro

Por InfoEnem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) confirmou a aplicação do Enem 2012 em Unidades Prisionais ou Socioeducativas para os dias 4 e 5 de dezembro. Este Exame Nacional do Ensino Médio específico possui edital próprio, o qual foi publicado nesta quinta-feira, 13, no Diário Oficial da União.

De acordo com as regras divulgadas, adultos e menores privados de liberdade poderão fazer as provas nas unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos Estados. Estes locais terão que firmar acordo com o Inep, conforme estabelecido nos Termos de Adesão, Responsabilidades e Compromissos previstos no Edital.

Os interessados em participar desta edição do Enem Prisional devem solicitar a realização da inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade prisional ou socioeducativa. O prazo para inscrições inicia em 15 de setembro e segue até às 23h59 do dia 5 de novembro, sendo que o processo deve ser feito pela internet, na página sistemasespeciais.inep.gov.br. No momento da inscrição, o responsável pedagógico precisará informar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o CPF de cada candidato. Também será o responsável quem deverá solicitar a certificação ou a posterior participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o atendimento especial nos dias das provas, se necessário.

As provas do Enem Prisional seguem o mesmo formato do exame tradicional. Desta maneira, no dia 4 de dezembro (terça-feira), os candidatos farão prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No dia seguinte, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação, num total de 5 horas e 30 minutos. Em ambas as datas será observado o horário oficial de Brasília.

No ano passado mais de 14 mil detentos foram inscritos no Enem em Unidades Prisionais ou Socioeducativas. As provas foram aplicadas em 527 unidades prisionais de todo o país. Conforme explica a assessoria de comunicação do Inep, diferente do exame tradicional, o Enem para pessoas privadas de liberdade é realizado em dias úteis, para evitar a grande movimentação que ocorre em presídios nos finais de semana, por conta dos dias de visita.

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Comentários

Enem 2012 Prisional tem mais de 23 mil candidatos inscritos |

[…] Inep confirma Enem 2012 Prisional para dezembro Tweet […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>