Escolas vão ao MP contra divulgação de notas do Enem

A divulgação do desempenho no Enem 2012, por escola, realizado a poucos dias pelo MEC, já está causando bastante polêmica. E o motivo é bastante simples. Esse desempenho acaba virando uma grande oportunidade de publicidade. E, claro, no caso das escolas que não estão bem classificadas ou que não tiveram seu desempenho divulgado por algum motivo saem perdendo na busca por alunos.

Segundo matéria divulgada pelo site do Estadão, a Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares) protocolou no Ministério Público Federal (MPF) uma solicitação para que seja investigada a divulgação dos desempenhos das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A Fenep, que representa colégios particulares do País, reclama da maneira como os resultados foram publicados, pois permite a elaboração de rankings.

De acordo com Amábile Pacios, presidente da federação, o INEP, órgão responsável pela realização do Enem, ignorou reclamações contra as divulgações. “Além de incentivar o ranqueamento das escolas de forma equivocada, o que não traz benefícios para a educação, a divulgação foi seguida de correções”, afirmou a presidente.

Vale destacar que após a divulgação da lista de escolas, 31 instituições que não estavam listados no ranking conseguiram, através de recurso, ter seus desempenhos divulgados. Outros 70 casos ainda continuam em análise.

Já o Inep defende que não realiza ranking. De acordo com o órgão, a divulgação dos desempenhos tem o intuito de auxiliar estudantes, pais, professores, dirigentes e gestores educacionais “nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes”.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like