Para quem quer detonar no Enem 2013, a habilidade e capacidade de ler, compreender e interpretar gráficos é, sem sombra de dúvidas, uma obrigação! Como bom candidato, você já deve saber que a prova vem recheada de questões que trazem tabelas, quadros, mapas, figuras etc.
É importante ter consciência que o Enem não exige do estudante apenas saber ler tabelas e gráficos, mas também é necessário saber extrair deles as informações precisas para chegar a resposta do problema apresentado pela questão.
Vale ressaltar também que tais gráficos sempre estão relacionados com fênomenos da nossa sociedade ou situações do nosso dia a dia.
Os gráficos e tabelas estão presentes nas quatro áreas da prova objetiva do Enem, mas certamente aparecem com mais frequência na prova de Matemática e suas Tecnologias, contemplando a 6ª competência avaliada nesta área:
“Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.”
Para praticar e treinar tal competência, vamos dar uma olhada nestes exemplos de questão abaixo, presente em nossas Apostilas para o Enem 2013 e que caíram nas edições de 2011 e 2012, respectivamente.
Questão – Enem 2011
O termo agronegócio não se refere apenas à agricultura e à pecuária, pois as atividades ligadas a essa produção incluem fornecedores de equipamentos, serviços para a zona rural, industrialização e comercialização dos produtos.
O gráfico seguinte mostra a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro:
Esse gráfico foi usado em uma palestra na qual o orador ressaltou uma queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro e a posterior recuperação dessa participação, em termos percentuais.
Segundo o gráfico, o período de queda ocorreu entre os anos de
A) 1998 e 2001. D) 2003 e 2007.
B) 2001 e 2003. E) 2003 e 2008.
C) 2003 e 2006.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Segundo o gráfico apresentado na questão, o período de queda da participação do agronegócio no PIB brasileiro se deu no período entre 2003 e 2006. Esta informação é extraída através de leitura direta do gráfico: em 2003 a participação era de 28,28%, caiu para 27,79% em 2004, 25,83% em 2005, chegando a 23,92% em 2006 – depois deste período, a participação volta a aumentar.
Alternativa C
Comentário: Este problema pode ser resolvido visualmente através do gráfico, assim, os dados contidos nele não são relevantes. Observe, por curiosidade, que entre 1998 e 2001 há crescimento do agronegócio e a taxa deste crescimento se mantém praticamente constante; no período entre 2001 e 2003 a taxa de crescimento fica maior.
Conteúdos envolvidos: Leitura e interpretação de gráficos.
Questão – Enem 2012
O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007. Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.
Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em
A) 1995. D) 2005.
B) 1998. E) 2007.
C) 2000.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
O enunciado nos traz uma informação bastante importante e interessante, sendo chave para a resolução da questão. Ele associa a camada de gelo marítimo com a reflexão da luz solar e consequentemente ao resfriamento da Terra. Logo, quanto menor for a extensão de gelo marítimo, menor será o resfriamento e portanto maior será o aquecimento global.
O ano que, segundo o gráfico, apresenta a menor extensão de gelo marítimo, é 2007.
Alternativa E
Comentário: A questão traz diversas informações que o aluno, por sua vez, precisa ser capaz de interpretá-las e sintetizá-las. Uma vez entendido, o próximo passo será a leitura do gráfico para chegar à resposta correta.
Conteúdos envolvidos: Leitura e interpretação de gráficos.
Pela observação dos dois exemplos de questões apresentadas, podemos perceber que 3 fatores são fundamentais para que o candidato não cometa erros em questões que trazem gráficos;
1- Observar primeiramente quais informações/dados estão presentes nos eixos vertical e horizontal, para então fazer a leitura adequada do gráfico;
2- Fazer a leitura isolada dos pontos – Observe que o gráfico da primeira questão apresenta a participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro de forma linear, ou seja, a simples observação do ponto onde a queda incia até o ponto onde termina, já fornece a resposta correta;
3- Leia com atenção o enunciado – atente que, no segundo exemplo de questão, apenas a leitura correta do gráfico não era suficiente, pois o candidato poderia se confundir na resposta, o que seria um erro de interpretação. Para evitar este tipo de confusão, leia com muita atenção o que pede o exercício.
Ambas as resoluções e comentários das questões foram realizadas pelos nossos professores Luís Gustavo e Ana Luísa e retiradas da nossas Apostilas para o Enem 2013. Gostou do material? Então acesse este link para saber como adquiri-lo!
Essas foram as dicas de hoje. Não se esqueça que, somente a leitura não vai deixá-lo apto a resolver qualquer tipo de questão dessa natureza, lembre-se que é preciso praticar!
8 comments
aceita meu comentario ai
muitooooooooooooooo legal sou fera mesmo
Gostei bastante !
Ajudou bastante , gostei muito continua assim que voce vai conquistar marte com suas vacas , obrigado !
eu não gostei de vcs tudo bem seu feios
Questões animadoras, enem 2013, ai vou euuuu !!!
Eita! Esse ai deve ter se lascado na prova…kkkk
gostei muito das questões que mi enviarão brigada