25/07/2014

Como estudar Redação para o Enem 2013

 

Como estudar Redação para o Enem 2013Enfim chegamos ao término da nossa série. E pra fechar com chave de ouro, falaremos de técnicas e dicas para você se dar bem na produção da redação do Enem.

Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.

Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:
 
 
 
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.

Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!
 
Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:

1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.

2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.

3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.

4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.
 

E para estudar (treinar)? Como proceder?

Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!

Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.

Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.

E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.

Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

 

Veja como arrebentar no Enem 2013!

 
Leia os outros Artigos da série:

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. e bom

  2. fFABIANO DA CUNHA ALVES says:

    É ÓTIMO SABER QUE PODEMOS CONTAR COM ESSES RECURSOS ;
    POIS TRABALHO, E NÃO POSSO FAZER CURSOS PREPARATÓRIO.

  3. Carol Batista says:

    Ótimas dicas , serão muito úteis para a elaboração da redação no ENEM 2013.

  4. quero cosegui uma vaga pra mim no ENEM e muito bom ENEM

  5. Adorei essas dicas, todas sao muito uteis, parabens pelo site.

  6. ola, queridos bom dia, para todos, eu morro em praia de muriu, municipio de ceara mirim,em natal, rio grande do norte, me escrevi para o enem em 2013, e eu almejo se um professor, da rede publica, nao tem sido facio, tomar esta desissao ,estão aparecendo muitas bareiras, mas eu creio em eu Deus poderoso que pode me da vitoria.

  7. Sebastião Nonato da Silva says:

    Premeramente eu gostaria de agradece a deus por essa vitoria e dize a voceis que eu tomem me escrevi nesse tá de enem. Ói só, dispois de faze uma renca de redação tme apercebi que ja to inté leno um bucado mió. Eu tô acreditano que passo na prova e vo pode virá douto.

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.