01/09/2014

Capacitação de chefes de sala do Enem 2013

 

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, terminou no último domingo, dia 15 de setembro, a fase inicial de capacitação da primeira turma de chefes de sala que participarão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Segundo matéria divulgada no site do MEC, mais de 50 mil profissionais tiveram aulas de conteúdo teórico na modalidade a distância. Vale ressaltar que este foi o primeiro ano em que os chefes de sala do exame participaram deste tipo de formação.

O curso, que teve uma carga horária de 30 horas, foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Educação a Distância da UnB (Universidade de Brasília). Ministradas ao longo de duas semanas, as aulas abordaram diversos assuntos de extrema importância, como por exemplo o edital do exame deste ano, a contextualização do Inep e do Enem e até a acessibilidade nos dias de prova, incluindo o atendimento diferenciado.

De acordo com Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, este treinamento reforça o compromisso do Instituto de oferecer aos estudantes um exame de qualidade e, acima de tudo, seguro. “Pela primeira vez nos quinze anos de Enem estamos oferecendo este tipo de treinamento aos chefes de sala, o que representa um aprimoramento constante no processo de aplicação das provas”, afirma Cláudio Costa.

Haverá ainda duas outras turmas teóricas, uma entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro e outra no período de 7 a 20 de outubro. Ambas também com mais de 50 mil chefes de sala. No total serão 150.500 participantes que estarão aptos para trabalhar como chefes de sala na aplicação das provas do Enem 2013.

Essas três turmas também participarão de uma segunda fase de treinamento, cuja execução caberá ao consórcio responsável pela aplicação da prova. Nesta fase, diferentemente da primeira, as aulas serão presenciais, voltadas para a parte prática das atividades dos chefes de sala nos dias de prova, e estão previstas para acontecer em outubro, uma semana antes da realização do Enem deste ano.

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. Fernando Augusto de Lima says:

    Faz quatro anos que participo da aplicação da prova do enem( fiscal de sala), ainda não recebi nenhum email sobre esse cadastro, por favor entre em contato comigo ou diga como devo agir, pois quero muito trabalhar este ano.

    • InfoEnem says:

      Olá Fernando!
      Nosso portal é independente e não tem relação alguma com a contratação de aplicadores para a prova. Recomendo que entre em contato com o Ministério da Educação (0800 616161) para solicitar tais informações.
      Grato pelo contato e visita.
      Att,
      Matheus

  2. Olá, estou um pouco preocupada. pois este ano tenho que fazer o curso de capacitação para chefe de sala e ainda não recebi nenhum comunicado, sei que a ultima turma de capacitação inicia dia 7 de outubro, poderia me informar que o site que posso fazer essa capacitação, pela atenção agradeço!

    • InfoEnem says:

      Olá Roselaine!
      Nosso site é independente e não temos relação alguma com o governo. Porém sugiro que a sra. entre em contato com o MEC para solicitar esta informação. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita.
      Agradeço seu contato e visita ao nosso portal!
      att,
      Matheus

  3. RITA FÉLIX DE MOURA SANTOS says:

    Gostaria de saber como acessar o site para fazer o curso preparatório de Fiscal de Sala no ENEM 2013.
    Aguardo resposta urgente. Muito obrigada

    • InfoEnem says:

      Olá Rita!
      Nosso site é independente e não temos relação alguma com o governo. Porém sugiro que a sra. entre em contato com o MEC para solicitar esta informação. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita.
      Agradeço seu contato e visita ao nosso portal!
      att,
      Matheus

  4. não estou consiguindo entra nas perguntas para responder

  5. IZABEL CRISTINA LOPES SILVEIRA says:

    AINDA NÃO RECEBI O EMAIL COM AS PERGUNTAS A RESPONDER.
    SOU CHEFE DE SALA.
    O QUE FAZER?

    • InfoEnem says:

      Izabel! Entre em contato com o Ministério da Educação (0800 616161) para solicitar tal informação. Nosso site é independente e não temos relação alguma com o governo. A ligação é gratuita!
      Att,
      Matheus

  6. josirene maaria alves de araujo says:

    vou trabalha no enem 13, até agora não conseguir fazer o curso preparatorio para trabalhar como chefe de sala no evento de alinhamento, gostaria que informassem alguma coisa a esse respeito obrigada.

  7. IVANILDA DE SOUZA BARBOSA says:

    Sou chefe de sala e adorei responder as perguntas do curso de capacitação. Foi muito proveitoso.

  8. Julia Monego says:

    Oi, eu gostaria de fazer uma reclamação sobre os chefes de sala que aplicaram a minha prova, aonde eu e todos da minha sala fomos prejudicados, pelos seguintes ocorridos:
    - Tempo, pois eles atrasaram mais de 20 minutos, 13:00 quando era para entregar as provas eles começaram a entregando os gabaritos de uma em uma pessoa, e depois para assinar o nome a mesma coisa, ao invés de terem feito isso assim que o concorrente chegasse na sala, como foi feito nas outras salas e no ano passado.
    - Desorganização
    - Conversavam e riam enquanto fazíamos a prova, assim, nos desconcentrando muito.
    - Informações erradas, por exemplo: Uma concorrente entregou a prova e o chefe da sala disse que faltava ela escrever a frase, a menina perguntou que frase, e ele respondeu: “Qualquer uma, inventa”, mas como eu ouvi pois estava sentada na frente, a informei que era a frase que estava no caderno de questões dela.
    - Eles ficavam andando por um tablado na frente da lousa que fazia muito barulho.

    Enfim, eu e os demais concorrentes, fomos muito prejudicados. Assim que sai da prova já fui reclamar com outra menina que saiu chorando por não conseguir se sair como queria, por falta de concentração e tempo. O organizador me informou que amanhã não serão os mesmo chefes de sala, mas meu prejuízo já foi, queria saber o que posso fazer para tentar recuperar isso, pois me esforcei muito nos estudos para conseguir entrar na universidade que quero para os chefes de sala me prejudicarem assim.
    Como disse, não só eu, todas da minha sala.

    Obrigada, espero resposta
    Julia Monego

    Local de realização do Exame: Universidade Bandeirante Anhanguera de Osasco
    Endereço de realização do Exame: Avenida dos Autonomistas, 1325 – Vila Yara, Prédio C, Andar 1
    Cidade/UF de realização do Exame: Osasco/SP
    Sala: C103

  9. Cristiane Frosi says:

    Olá, preciso do certificado de capacitação dos colaboradores do enem 2013. Eu tenho salvo em meu computador, mas não tenho o código de autenticação. Preciso apresentar o certificado como parte de prova de títulos em um concurso. Como faço para obter esse documento? Obrigada

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.