21/09/2014

Calculadora digital para estimar nota do Enem

 

Segundo matéria divulgada nesta terça, dia 23, no site da Folha de S. Paulo, técnicos do Inep (órgão responsável pelo Enem) trabalham há cerca de quatro meses na construção de uma calculadora digital, em que os estudantes poderão estimar suas pontuações na parte objetiva (testes) da prova.

Embora o aplicativo ainda esteja em fase de testes, a intenção é disponibilizar a calculadora já para esta edição do exame.

Devido a metodologia atual, conhecida como TRI (Teoria de Resposta o Item), a nota final na prova objetiva de cada candidato não é o total de acertos dos mesmo. Ela inclui fatores como a dificuldade dos itens  e, principalmente, a coerência do desempenho do candidato.

Dessa forma, fica muito difícil cada candidato projetar sua nota, mesmo após a divulgação do gabarito. Justamente nesse ponto que entraria a nova ferramenta. Nela, o candidato informará quais questões acertou e o cálculo será feito de forma automática.

Ainda sobre esse assunto,  o Inep irá lançar, após o Enem deste ano, um “guia do participante”, como forma de tirar as dúvidas sobre o método matemático empregado no exame.

É evidente que toda tentativa para trazer mais credibilidade ao exame e ao sisu é válida. Entretanto, caso tal calculadora apresente discrepância em relação as notas oficiais dos candidatos, que será publicada em dezembro, a polêmica pode até aumentar.

Todo cuidado é pouco. É esperar pra ver.

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

 

 Veja também:

 

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. marina mayara rodrigues cordeiro says:

    oi

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.