Atenção com o fuso horário na prova do Enem

Imagine a seguinte situação: Você estuda o ano todo para o Enem. No dia anterior, dorme bem e e se alimenta de forma leve e balanceada. Separa o que vai levar para a prova (documento, água, caneta etc) e quando chega no local, às 12h15, tem uma péssima surpresa! Os portões já estão fechados!

Como assim? Saiba que isso pode acontecer em diversos estados! Culpa do fuso horário!

Mas não se preocupe que nós, do infoEnem, vamos esclarecer direitinho para você.

Primeiramente vamos ver a notícia completa: As provas do Enem estão marcadas para os dias 26 e 27 de outubro, às 13h do horário de Brasília!

Dito isso, é importante lembrar que no próximo dia 20 começa o período do horário de verão. Por isso, alguns fusos também são diferentes. Veja os fusos dos estados brasileiros (referente ao período de verão) no mapa abaixo:

Legenda: Estados em verde têm -2 horas em relação ao horário de Brasília. Estados em laranja têm -1 hora em relação ao horário de Brasília. Estados em amarelo têm 0 horas em relação ao horário de Brasília.

 

Assim sendo, segue o resumo do horário que iniciará as provas do Enem, em cada estado brasileiro:

  • Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, e Distrito Federal – início às 13h locais.
  • Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – início às 12h locais.
  • Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia – início às 11h locais.

Portanto, agora não tem como errar a hora! Basta lembrar que os horários que destacamos para cada estado é do início das provas. A recomendação é que você esteja no local que realizará o exame uma hora antes.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *