29/08/2014

A redação do Enem pode ser feita em letra de forma?

 

A proximidade da realização das provas do Enem de 2013, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês, deixa diversos inscritos bastante tensos. E não é para menos, afinal, o Enem representa a principal forma de acesso a inúmeras universidades públicas, bem como a vários (e importantes) programas de Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ciências Sem Fronteiras e, mais recentemente, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Dessa forma, naturalmente, pequenas dúvidas quanto ao exame vão aparecendo. E não existe nenhuma prova que acumule mais dúvidas que a produção textual (a redação!).

Nosso artigo de hoje vem no intuito de responder uma pergunta que aparece cotidianamente em nossa caixa de e-mails.

“A redação do Enem pode ser escrita em letra de forma?”

Infelizmente o Inep não esclarece, de forma explícita, essa dúvida no guia do participante deste ano. Entretanto, nos itens que o próprio guia destaca como motivos para zerar a redação, NÃO é citado o uso da letra de forma.

Além disso, no edital também não consta nenhuma informação quanto a proibição.

Sendo assim, pode ficar tranquilo que a utilização da letra de forma no Enem é permitida, sem nenhum comprometimento do desempenho e da nota do candidato.

Vale ressaltar que, referente a esse assunto, sua preocupação deve estar voltada para a legibilidade da escrita. Mais ainda! Tente agradar os corretores que, talvez até sem perceber, estejam mais propensos a dar notas maiores quando encontram letras bonitas e que não necessitam de nenhum esforço para serem compreendidas.

Estando dentro da legalidade, vale tudo para conseguir uma boa nota. Assim sendo, nossa recomendação é que não basta uma letra legível. Tente caprichar o máximo possível! Agrade os corretores!

Cabe apenas uma última pergunta: Não seria mais fácil o Inep deixar explícita a liberação do uso da letra de forma?

 

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. igor felipe cardoso says:

    very good !!

  2. Kátia Regina Paula de Menezes Talon says:

    A questão que envolve a escolha entre letra cursiva ou de forma parte do seguinte princípio: o candidato deve saber diferenciar MAISCULAS de minúsculas. Se o candidato utiliza letra cursiva, será penalizado no emprego de substantivos comuns, caso grafe com maiúscula (Brasileiro). Já aquele que escreve tudo com maiúscula máscara esse emprego.
    É preciso orientar, ou melhor, reensinar o alfabeto, mostrando a diferença entre os formatos.

  3. fernanda says:

    Tirei nota baixa na redação por tentar facilitar a leitura, já que minha letra cursiva n é boa. Pior que nem tem pedido de revisão, né? Nunca tirei nota baixa em redação na vida!

    • InfoEnem says:

      Olá Fernanda,
      Infelizmente não haverá pedido de revisão, apenas vista pedagógica da correção.
      Abs,
      Matheus

  4. Rosielson says:

    Eu escrevia normalmente até ser alvo de críticas dos professores,minha letra era digamos assim horrível,então mudei para letra de forma,mas agora no ensino médio passei a me preocupar com essa questão da redação!
    Eu vou fazer o ENEM esse ano,então posso escrever a redação com minha letra de forma que é legível sem nenhum problema?

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.