A redação do Enem pode ser feita em letra de forma?

Por InfoEnem

A proximidade da realização das provas do Enem de 2013, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês, deixa diversos inscritos bastante tensos. E não é para menos, afinal, o Enem representa a principal forma de acesso a inúmeras universidades públicas, bem como a vários (e importantes) programas de Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ciências Sem Fronteiras e, mais recentemente, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Dessa forma, naturalmente, pequenas dúvidas quanto ao exame vão aparecendo. E não existe nenhuma prova que acumule mais dúvidas que a produção textual (a redação!).

Nosso artigo de hoje vem no intuito de responder uma pergunta que aparece cotidianamente em nossa caixa de e-mails.

“A redação do Enem pode ser escrita em letra de forma?”

Infelizmente o Inep não esclarece, de forma explícita, essa dúvida no guia do participante deste ano. Entretanto, nos itens que o próprio guia destaca como motivos para zerar a redação, NÃO é citado o uso da letra de forma.

Além disso, no edital também não consta nenhuma informação quanto a proibição.

Sendo assim, pode ficar tranquilo que a utilização da letra de forma no Enem é permitida, sem nenhum comprometimento do desempenho e da nota do candidato.

Vale ressaltar que, referente a esse assunto, sua preocupação deve estar voltada para a legibilidade da escrita. Mais ainda! Tente agradar os corretores que, talvez até sem perceber, estejam mais propensos a dar notas maiores quando encontram letras bonitas e que não necessitam de nenhum esforço para serem compreendidas.

Estando dentro da legalidade, vale tudo para conseguir uma boa nota. Assim sendo, nossa recomendação é que não basta uma letra legível. Tente caprichar o máximo possível! Agrade os corretores!

Cabe apenas uma última pergunta: Não seria mais fácil o Inep deixar explícita a liberação do uso da letra de forma?

 

8 Comentários

igor felipe cardoso

very good !!

Responder

Kátia Regina Paula de Menezes Talon

A questão que envolve a escolha entre letra cursiva ou de forma parte do seguinte princípio: o candidato deve saber diferenciar MAISCULAS de minúsculas. Se o candidato utiliza letra cursiva, será penalizado no emprego de substantivos comuns, caso grafe com maiúscula (Brasileiro). Já aquele que escreve tudo com maiúscula máscara esse emprego.
É preciso orientar, ou melhor, reensinar o alfabeto, mostrando a diferença entre os formatos.

Responder

fernanda

Tirei nota baixa na redação por tentar facilitar a leitura, já que minha letra cursiva n é boa. Pior que nem tem pedido de revisão, né? Nunca tirei nota baixa em redação na vida!

Responder

InfoEnem

Olá Fernanda,
Infelizmente não haverá pedido de revisão, apenas vista pedagógica da correção.
Abs,
Matheus

Responder

Rosielson

Eu escrevia normalmente até ser alvo de críticas dos professores,minha letra era digamos assim horrível,então mudei para letra de forma,mas agora no ensino médio passei a me preocupar com essa questão da redação!
Eu vou fazer o ENEM esse ano,então posso escrever a redação com minha letra de forma que é legível sem nenhum problema?

Responder

InfoEnem

Sim Rosielson!

Responder

Mayra

Acabei de chegar da minha prova do enem ..e estou com o coracao partido..por ter colocado letra de forma e achar qe vou zerar por conta disso

Responder

Deilto Lacerda

Eu sempre escrevi usando letras cursiva , mas depois da 8ª (oitava) série mudei mara letra de forma, que modéstia parte são até “bonitinhas” e bem legível (rs).
A primeira vez que fui fazer o ENEM perguntei a aplicadora se eu poderia escrever, mas a mesma me disse que não saberia me informar desde então tenho receio de usar as letras de forma e tirar nota baixa, mas por outro lado, as minhas letras cursivas não são muito legíveis e também ja não escrevo assim a muito tempo, pois eu terminei o Ensino médio em 2012..

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>